Arte / Art
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Arte / Art by contributor "Ribeiro, Teresa"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Arte e educação: a magia da dançaPublication . Martins, Amílcar; Macara, Ana; Ribeiro, Teresa; Antunes, ElisaA narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com as práticas da dança para o desenvolvimento pessoal, estético-artístico, multi e intercultural de todas as idades e de todas as condições. Ilustra-se e concretiza-se o conceito operativo de dança para todos através da voz e das práticas presentes, quer através de uma ampla diversidade de vivências devidamente contextualizadas, quer dos próprios sujeitos que dançam (crianças, jovens ou adultos) quer de artistas e bailarinos de vários estilos e tendências, quer ainda de pedagogia, professores e investigadores de dança.
- Arte e educação: a magia da expressão plásticaPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaExplora-se a evolução da linguagem plástica na criança, desde a garatuja até outras representações mais complexas e evoluídas do seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. A narrativa fílmica visita também a dinâmica de funcionamento de um centro de animação artística, o Centro de Artes Piso o Risco, no Restelo, bem como uma escola de formação artística, a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e mostra o pensamento pedagógico e didático, as vivências educativas e as dinâmicas dos métodos e técnicas utilizadas pelos professores de várias áreas disciplinares: ourivesaria, tecelagem, porcelana e outras formas expressivas de aprender a olhar e a criar. Alguns artistas plásticos portugueses contemporâneos testemunham como se desencadeiam os seus processos de criação.
- Arte e educação: a magia da músicaPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaDocumentário que refere a importância do envolvimento acústico e da paisagem sonora para o ser humano. Salienta-se a dinâmica experimental e participativa dos concertos para bebés. Realçam-se igualmente quatro experiências de boas práticas educativas, artísticas e culturais no campo da música e das suas diferenciadas abordagens e metodologias de ensino-aprendizagem e de animação: a pujante experiência dos bombos desenvolvida pelos TocáRufar em escolas e espaços culturais diversos; a criação musical através da tecnologia digital em programas de computador; o impacto educativo e artístico da prática do canto coral desenvolvida por crianças e jovens do Coro Mozart da cidade de Viseu; e ainda a abordagem sobre a aprendizagem de instrumentos musicais e a sua concretização polifónica na Orquestra da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
- Arte e educação: a magia da palavraPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaDocumentário em que se aborda a evolução da linguagem na criança: o grito de querer ser, as lalações, as ecolálias, a palavra, a frase, os discursos relacionais tendo por base as várias formas de expressões artísticas e a palavra como elo comunicacional. Sublinha-se a importância decisiva da criação de condições socioculturais e educacionais favoráveis ao desenvolvimento linguístico e cultural da criança. O foco da segunda parte do documentário, realizado nas "X Palavras Andarilhas", em Beja, é colocado no livro e na mediação da leitura, com ênfase para os contadores de histórias, bem como nas variáveis determinantes da comunicação, considerando-se a energia vital que é a magia da palavra para o ser humano e as comunidades culturais onde ele se integra.