Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A literatura oral tradicional no Concelho de Melgaço: uma riqueza do património cultural e linguísticoPublication . Ramos, Ana Maria Esteves da Rocha; Dias, Isabel de BarrosO objetivo deste trabalho de investigação foi o de conseguir recuperar alguns exemplos da literatura oral tradicional no concelho de Melgaço e mostrar como a sua preservação é muito importante e urgente. Embora feita por homens e mulheres sem instrução, está impregnada de conotações, de sentidos figurados, de intenções e moralidades que foram sendo transmitidos de geração em geração e que, apesar da grande proximidade com a fronteira galega, mantiveram a sua identidade e contribuíram para a formação cultural de um povo. A primeira fase do trabalho foi a recolha no terreno feita em várias etapas e contou com a ajuda de alguns populares locais e entidades públicas que se disponibilizaram para colaborar. Depois, dirigi a atenção para a bibliografia sobre o tema e para alguns textos mais antigos e outros mais recentes recolhidos por investigadores ou simplesmente amantes do tema, de modo a conseguir um termo comparativo que, sem dúvida, enriqueceria a pesquisa e ajudaria a comprovar que género de textos ainda se mantém e quais são os que tendem a desaparecer mais rapidamente e por que motivo. Este estudo permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre o património oral, conhecer os diferentes temas que dominavam as composições orais e confirmar que o objetivo primário da literatura oral era a transmissão do saber e dos valores aos mais novos. Por fim, com o propósito de melhor retirar a mensagem do conteúdo de cada texto, procedi a uma divisão dos mesmos em três áreas temáticas nas quais tentei inseri-los: composições lúdicas, medicinais e religiosas / moralistas. Sempre que possível, fiz uma análise comparativa entre os exemplos que recolhi no terreno e os que recolhi da bibliografia consultada, inserindo cada um no contexto correspondente.