Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades:Artes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Música : encantamento e devir críticoPublication . Queiroz, Jefferson Silva; Nobre, VascoDe que maneira é possível pensar experiências de aprendizagem? Deleuze e Guattari respondem que pensar é deixar-se violentar pelas circunstâncias ora de caráter interno e externo que ocorrem constantemente com os vivos; ora pelo envolvimento natural que tenho com o outro que se põem de (in) voluntariamente diante de mim. Ao utilizar a investigação ação como método para análise qualitativa, foi desenvolvido com os (as) alunos (as) uma proposta metodológica inovadora de trabalho pedagógico, que acabou por transformar a sala de aula em um laboratório experimental para relações horizontais de ensino-aprendizagem. O devir-músico que há em cada um (a) ainda que sumariamente, emergiu através dos afetos produzidos pela escuta e leitura das canções escolhidas. Aprender extrapola os domínios territoriais de cada indivíduo, ora em busca de um porto seguro, ora em direção aos novos territórios de saberes, ora ainda retornando repleto de novidades para seu território diferenciado pelas experiências das complexas viagens sonoras. O contato, portanto, com o mundo que não é seu irá potencializar seu espírito crítico.