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- Objetos de aprendizagem de auxílio à tradução escrita como recursos educacionais abertos para o ensino superior de línguasPublication . Araujo, Kelson; Nobre, AnaA presente investigação procurou identificar o ponto da situação do Ensino Superior de Línguas - Tradução, em Portugal e no Brasil, no que respeita à existência de disciplinas sobre ferramentas informáticas de auxílio à tradução escrita nas grelhas curriculares das principais Instituições de Ensino Superior (IES) desses dois países. A metodologia adotada foi a da investigação baseada em desenho. Foram utilizadas as técnicas de análise documental e de inquérito por questionário, pelo qual foram identificadas onze principais ferramentas informáticas de auxílio à tradução escrita, ferramentas estas tidas como as de maior importância de utilização por parte do público-alvo: tradutores participantes de uma lista de discussão eletrónica do Yahoo Groups e de um grupo do Facebook, relacionados à área de interesse (Línguas - Tradução). Em continuação, por meio das aplicações gratuitas de autoria de conteúdos para a Web, eXe Learning, e de edição, Kompozer, foram criados onze objetos de aprendizagem (OA) sobre as ferramentas de maior importância identificadas pelo supracitado inquérito por questionário. Estes onze OA, na qualidade de artefactos eletrónicos, inéditos em língua portuguesa, em formato de páginas com linguagem de marcação de hipertexto (HTML), sob o padrão SCORM de partilha de conteúdos para e-learning, estão disponíveis à comunidade académica no Repositório Aberto da Universidade Aberta de Portugal. Tratam-se de Recursos Educacionais Abertos que poderão ser úteis aos corpos docentes e discentes das IES no sentido de uma atualização do conteúdo das grelhas curriculares dos seus cursos superiores de Línguas - Tradução de modo a melhor se adequarem às exigências do atual mercado de trabalho para tradutores.
- Música : encantamento e devir críticoPublication . Queiroz, Jefferson Silva; Nobre, VascoDe que maneira é possível pensar experiências de aprendizagem? Deleuze e Guattari respondem que pensar é deixar-se violentar pelas circunstâncias ora de caráter interno e externo que ocorrem constantemente com os vivos; ora pelo envolvimento natural que tenho com o outro que se põem de (in) voluntariamente diante de mim. Ao utilizar a investigação ação como método para análise qualitativa, foi desenvolvido com os (as) alunos (as) uma proposta metodológica inovadora de trabalho pedagógico, que acabou por transformar a sala de aula em um laboratório experimental para relações horizontais de ensino-aprendizagem. O devir-músico que há em cada um (a) ainda que sumariamente, emergiu através dos afetos produzidos pela escuta e leitura das canções escolhidas. Aprender extrapola os domínios territoriais de cada indivíduo, ora em busca de um porto seguro, ora em direção aos novos territórios de saberes, ora ainda retornando repleto de novidades para seu território diferenciado pelas experiências das complexas viagens sonoras. O contato, portanto, com o mundo que não é seu irá potencializar seu espírito crítico.