Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Sociais"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em PortugalPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
- Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetivaPublication . Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues; Henriques, Susana; Alves, Jeferson LisboaEste artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.
- Impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de casoPublication . Costa, Luís; Abelha, Marta; Henriques, SusanaEm Portugal, o referencial de Avaliação Externa de Escolas remete para a articulação com os processos de Autoavaliação das Escolas. Assim, a presente investigação pretendeu analisar se a atividade de Avaliação Externa teve impacto no processo de Autoavaliação e se promoveu melhorias organizacionais e educativas num Agrupamento de Escolas. Apresentam-se dados de um estudo de caso, tendo sido realizada numa primeira fase, a análise de documentos internos do agrupamento, seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, a realização de entrevistas semiestruturadas a agentes relevantes. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa de Escolas funcionou como catalisadora de mudança, tendo contribuído para a consolidação de práticas de autoavaliação mais sistemáticas, para o reforço da liderança distribuída, para a criação de novos mecanismos de comunicação interna e para uma maior articulação entre equipas pedagógicas. Foi também identificado um impacto positivo na flexibilização curricular, no trabalho colaborativo entre docentes e na apropriação do plano de melhoria por parte da comunidade educativa. Conclui-se que a Avaliação Externa de Escolas teve um papel relevante na dinamização da autoavaliação e no desenvolvimento organizacional da escola, configurando-se como uma oportunidade para a construção de uma cultura de melhoria contínua.
- Interculturality, public health and health education: data report based on the Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS)Publication . Cunha, Priscila; Batista, Natalia; Fernandes, Felipe; Barbalho, Ingridy; Romão, Manoel Honorio; Coutinho, Karla; Valentim, Janaína; Lacerda, Juciano; Dias, Aline de P.; Henriques, Susana; Valentim, Ricardo; Alves, Fátima; Coutinho, Karilany D.Interculturality is increasingly gaining conceptual and operational relevance, especially in public health, since the cultural diversity of population groups generates myriad needs and demands for health services. In this scenario, technology-mediated Massive Open Online Courses (MOOCs) have become innovative strategies for health training from an intercultural perspective. In Brazil, this is exemplified by the reinforcement of comprehensive Indigenous health care initiatives under primary health care. Prison health is also part of this spectrum of measures, as seen in the National Policy for Comprehensive Healthcare for People Deprived of Liberty. Hence, the prison population is a significant example of cultural and social diversity.
- Relação entre o Prime Rate e os componentes do ambiente de negócios em MoçambiquePublication . Jacquinet, Marc; Fazenda, RodrigoNos últimos anos, Moçambique vivenciou um crescimento económico notável, com diversificação em várias áreas da economia. Um dos pilares desse crescimento é a Prime Rate, taxa de juro de referência determinada pelo banco central. Esta taxa influencia directamente as taxas de empréstimos e financiamentos no mercado. Além disso, o clima organizacional, que reflecte o ambiente interno das empresas, também tem passado por transformações significativas em Moçambique, sendo influenciado por tradições culturais, valores sociais e decisões políticas. O estudo busca entender a relação entre os componentes do ambiente de negócio e a Prime Rate em Moçambique, desvendando como estes elementos se influenciam mutuamente no contexto socioeconómico do país. A análise revelou que o clima organizacional em Moçambique é influenciado pelo Prime Rate. Especificamente, um aumento de 1% no Prime Rate resulta numa queda significativa no clima organizacional. Em relação à perspectiva de emprego, há uma relação negativa significativa com o Prime Rate. Por outro lado, o emprego actual mostra uma relação positiva com o Prime Rate. Quanto à perspectiva de preço, embora haja indicações de que um aumento no Prime Rate possa diminuir a perspectiva de preço, essa relação não é estatisticamente significativa. Os modelos utilizados para avaliar essas relações variam na sua capacidade de explicar as variações, com o modelo de clima organizacional explicando 29,6% da variação e o modelo de perspectiva de preço apenas 9,39%.
- Tecnologia, sustentabilidade e desigualdade social: desafios e perspectivas na revolução digitalPublication . Vieira, Marianne; Neves, Gabriela Furtado; Medeiros, Aparecida Dantas de Almeida; Vieira, Alberto da Costa; Henriques, Susana; Veloso, Cláudia Miranda; Valentim, Ricardo; Reis, Mario dosEste estudo investiga a relação entre a Revolução Digital, sustentabilidade e desigualdade social. O objetivo é entender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem impulsionar mudanças estruturais e reduzir desigualdades, ao mesmo tempo em que geram exclusão digital em populações marginalizadas. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com base em obras de autores como Schwab (2016) e Bielschowsky e Torres (2018), que fornecem uma visão crítica sobre os impactos da Revolução Digital. Os resultados revelam que, embora as TIC ofereçam oportunidades de inclusão social e econômica, elas também intensificam disparidades, principalmente nas regiões em desenvolvimento, onde o acesso à internet e outras tecnologias ainda é limitado. A conclusão aponta para a necessidade de políticas públicas que promovam o acesso equitativo à tecnologia e reduzam as barreiras digitais, favorecendo o desenvolvimento sustentável e a equidade social.
