RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) / OPEN EDUCATIONAL RESOURCES
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Conteúdos do Arquivo Audiovisual UAb, recursos institucionais e recursos produzidos pelos docentes no âmbito das suas atividades letivas.
Todos os documentos têm uma licença creative commons que define os termos da utilização, adaptação e distribuição.
A construção do acervo é alimentada de forma colaborativa pela comunidade UAb com base em diretrizes institucionais comuns e rigorosos processos de validação que garantam a curadoria da informação e a qualidade dos conteúdos.
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Recursos educativos concebidos e produzidos pela UAb disponibilizados em acesso livre e irrestrito. Os conteúdos validados científica e pedagogicamente abrangem diversos domínios do conhecimento e das áreas curriculares UAb e pretendem constituir-se como auxiliar nas estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem.
O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes e no respeito pela autoria da obra.
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- 21.° Webinar "Dar a Voz à Língua": new directions in pronunciation instructionPublication . Mason, Julie; Oliveira, Susana M.O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 21.º webinar responde-se às seguintes questões: What Is The Difference Between Top-Down And Bottom-Up Pronunciation Instruction?; Which Of The Two Is More Effective In The Language Classroom?; What Does This Mean In Terms Of Classroom Activities?
- Conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos)Publication . Ndiaye, Ndeye Massata; Kane, Cheikh Hamidou; Dang, Jacques; Universidade AbertaO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- O Departamento de Educação e Ensino a Distância: 2023/2024Publication . Neves, CláudiaApresentação do DEED.
- Department of Education and Distance Learning: our pedagogical offerPublication . Neves, CláudiaApresentação oferta pedagógica DEED em inglês.
- Direitos de autor, copyright e licenças abertas nos países de direito civil. Versão introdutória destinada aos decisores de estratégias para os recursos educativos gratuitos e a educação abertaPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Financiamento, colaboração e modelos de sustentabilidade dos REAPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Necessidade de reforço de políticas públicasPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- Princípios dos recursos educacionais abertos: papel e definiçõesPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- O quadro jurídico internacionalPublication . Dang, Jacques; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
- A recomendação da UNESCO sobre os REAPublication . Varoglu, Zeynep; Universidade Aberta; Université NumériqueO Projeto Recursos Educacionais Abertos ICDE/ UNESCO 2025 tem como objetivo apoiar a Implementação da Recomendação de REA da UNESCO num conjunto de países de língua portuguesa na África, América Latina e Caribe. O projeto baseia-se na rede existente e nos cursos criados no âmbito do projeto francófono OER do ICDE, continuando a focar na capacitação em REA e no desenvolvimento de competências digitais para promover o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano na África e na América Latina. O ICDE atua como coordenador do projeto, sendo os principais parceiros a Universidade Aberta de Portugal, a Université Numérique (Universidade Digital Francesa) e outros membros do ICDE.
