Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades:Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Análise dos gêneros nas mídias sociais : Facebook e Twitter (num corpus de português do Brasil)Publication . Quadros, Daiane Tamanaha de; Silva, Paulo Nunes daAs redes sociais são um ambiente rico e dinâmico para o uso de variados gêneros. Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar os principais gêneros atestados em duas redes sociais importantes no Brasil: Facebook e Twitter. Para isso, foi analisada a produção de texto de quatro usuários ativos nas redes sociais no mês de maio de 2016. O corpus, constituído por 1.696 textos, foi perspectivado com base em propostas da Linguística Textual, Interacionismo Sociodiscursivo, Análise do Discurso, Estudos Retóricos do Gênero, Inglês para Fins Acadêmicos e Gênero e Multimodalidade. No período analisado, foram identificados e caracterizados 32 gêneros, sendo o híbrido e o conversa aberta os mais usados, tanto no Facebook como no Twitter. Esta constatação decorre dos propósitos comunicativos dos usuários, como também da intertextualidade atestada entre os gêneros. Foram identificados, ainda, exemplares de gêneros específicos destas redes sociais, nomeadamente tag, ícone e hashtag, e procurou-se explicar como foi feita a adaptação dos respectivos gêneros pré-existentes ao ambiente digital. Este estudo mostra, portanto, que a estrutura das redes sociais tem forte influência na geração, adaptação e utilização dos gêneros nesse meio.
- Contemplando a saudade de Deus em Maria : uma análise contextual da vivência religiosa das Carmelitas Descalças de PetrópolisPublication . Mazzini, Paula; Andrade, Maria FilomenaNo interior do Carmelo de São José em Petrópolis, encontramos o Santuário de Nossa Senhora da Saudade cuja imagem, até onde temos conhecimento, é a única em todo o mundo, o que a torna um raríssimo tesouro para os devotados fiéis da Virgem Santíssima. Sendo nesses singelos jardins do Carmelo de São José de Petrópolis que, em 1918, nasceu essa tão significativa invocação mariana, florescendo dentro dos mais puros princípios teológicos e sendo cultivada pelo dedicado e constante trabalho, fruto da paciência dessas religiosas que o mantêm na firmeza do seu silêncio, o que faz da sua aparente fraqueza a fortaleza necessária para sustentar e manter este título da Mãe de Nosso Senhor, como a Senhora da Saudade. Foi em busca de uma explicação para esta invocação no convento das carmelitas de Petrópolis que orientei e estruturei o meu trabalho.