Educação a Distância e Elearning
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Educação a Distância e Elearning by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:Ciências da Educação"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial : proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadaPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Teixeira, AntónioDiante do crescimento exponencial da modalidade de Educação a Distância no Brasil, acompanhando os avanços tecnológicos, interesses e necessidades da sociedade, o presente estudo desenvolve uma análise crítica do panorama atual da Educação a Distância (EaD) no Brasil, a partir da percepção e das vivências de gestores de polos de apoio presenciais e de gestores institucionais de EaD em dois diferentes contextos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições de Ensino Superior privadas. Metodologicamente, a pesquisa constituiu-se numa abordagem predominantemente qualitativa, exploratória, com levantamento bibliográfico e estudos de caso múltiplos, apoiado em métodos mistos com triangulação de instrumentos e fontes, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário online a coordenadores de polo e entrevista semi-estruturada a gestores institucionais de EaD. Estudou-se o processo de gestão de cursos de graduação na modalidade à distância, buscando identificar os diversos desafios que permeiam a Educação a Distância no Brasil, os principais fatores que contribuem para a qualidade da aprendizagem e reduzida evasão discente, além das estratégias institucionais para superação dos principais desafios, para a melhoria da qualidade do processo educacional e para o controle da evasão nos programas de educação à distância mediados pela tecnologia. A pesquisa além de trazer contribuições ao sistema UAB e às Universidades privadas como subsídio no planejamento, implementação e gestão de programas de EaD, contribui para reflexões sobre a definição de políticas públicas para institucionalização da educação à distância. A principal contribuição deste trabalho está na apresentação de subsídios que estimulem as Instituições de Ensino Superior a viabilizarem a tomada de decisões para efetivação do processo de institucionalização da EaD, o caminho para a conquista de sua autonomia universitária e oferta qualitativa de cursos na modalidade a distância, de modo a cumprir efetivamente o seu dever com a legitimidade educacional garantida à sociedade.
- Objetos de aprendizagem de auxílio à tradução escrita como recursos educacionais abertos para o ensino superior de línguasPublication . Araujo, Kelson; Nobre, AnaA presente investigação procurou identificar o ponto da situação do Ensino Superior de Línguas - Tradução, em Portugal e no Brasil, no que respeita à existência de disciplinas sobre ferramentas informáticas de auxílio à tradução escrita nas grelhas curriculares das principais Instituições de Ensino Superior (IES) desses dois países. A metodologia adotada foi a da investigação baseada em desenho. Foram utilizadas as técnicas de análise documental e de inquérito por questionário, pelo qual foram identificadas onze principais ferramentas informáticas de auxílio à tradução escrita, ferramentas estas tidas como as de maior importância de utilização por parte do público-alvo: tradutores participantes de uma lista de discussão eletrónica do Yahoo Groups e de um grupo do Facebook, relacionados à área de interesse (Línguas - Tradução). Em continuação, por meio das aplicações gratuitas de autoria de conteúdos para a Web, eXe Learning, e de edição, Kompozer, foram criados onze objetos de aprendizagem (OA) sobre as ferramentas de maior importância identificadas pelo supracitado inquérito por questionário. Estes onze OA, na qualidade de artefactos eletrónicos, inéditos em língua portuguesa, em formato de páginas com linguagem de marcação de hipertexto (HTML), sob o padrão SCORM de partilha de conteúdos para e-learning, estão disponíveis à comunidade académica no Repositório Aberto da Universidade Aberta de Portugal. Tratam-se de Recursos Educacionais Abertos que poderão ser úteis aos corpos docentes e discentes das IES no sentido de uma atualização do conteúdo das grelhas curriculares dos seus cursos superiores de Línguas - Tradução de modo a melhor se adequarem às exigências do atual mercado de trabalho para tradutores.
- A Wikilivros como recursos educacionais abertos : criação de um livro sobre comunicação online e aprendizagemPublication . Seco, Carlos; Mendes, António QuintasO presente trabalho pretende contribuir para a criação de um Livro Aberto (sobre Comunicação Online e Aprendizagem) e enquadra-se dentro da constelação de iniciativas que têm pontuado os desenvolvimentos mais recentes do movimento da “Educação Aberta”, dos quais se destaca o movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). Apesar da sua vitalidade no momento atual, subsistem, no entanto, várias críticas em relação aos REAs, uma vez que parece supor-se que a simples disponibilização de recursos educacionais em repositórios garantiria um acesso mais justo e equitativo à educação. Surge nesse contexto a noção de “Práticas Educacionais Abertas” (PEA) de que o presente trabalho é um reflexo, uma vez que constitui uma tentativa de situar os REAs não apenas a partir da utilização de repositórios estáticos, mas inserindo-os numa prática pedagógica concreta onde os estudantes assumem a produção, edição, reedição e reutilização de conteúdos, dentro da dinâmica de funcionamento da sala de aula virtual, e tendo como objetivo central a produção de um Livro Aberto na Plataforma Wikilivros. Previamente à produção deste livro foram exploradas e analisadas duas plataformas, a OpenStax CNX e a Wikilivros, sendo esta última a escolhida para servir de suporte à criação de um REA em forma de um livro aberto e online. Não foi objetivo neste estudo a construção de uma plataforma informática nova, mas sim fazer uso de uma já existente e disponível online, que fosse adaptável de tal forma que se pudesse orientar às necessidades do projeto. Utilizámos, numa primeira fase, uma metodologia exploratória que permitiu selecionar a plataforma utilizada neste estudo e, numa segunda fase, uma abordagem metodológica de Design-Based Research, que permitiu fazer o acompanhamento das produções dos sujeitos ao longo de várias iterações. A experiência foi desenvolvida e analisada nas suas diversas dimensões através da utilização de questionários que avaliaram as atitudes e perceções dos estudantes face a questões como: a autoria e a coautoria, plágio, utilização e reutilização de REAs, e disponibilidade para tornar públicos os seus trabalhos, no quadro dos processos de produção e reutilização de REAs. Constatámos que, não sendo ainda a publicação de conteúdos com licenciamento aberto uma prática habitual e generalizada entre os participantes deste estudo, revelou-se que é uma prática para a qual os estudantes estão abertos e recetivos, dando origem à produção de conteúdos instanciados em artefactos digitais como o WikiLivros, sendo estes geradores de motivação, satisfação e interesse entre os estudantes.