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- A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial : proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadaPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Teixeira, AntónioDiante do crescimento exponencial da modalidade de Educação a Distância no Brasil, acompanhando os avanços tecnológicos, interesses e necessidades da sociedade, o presente estudo desenvolve uma análise crítica do panorama atual da Educação a Distância (EaD) no Brasil, a partir da percepção e das vivências de gestores de polos de apoio presenciais e de gestores institucionais de EaD em dois diferentes contextos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições de Ensino Superior privadas. Metodologicamente, a pesquisa constituiu-se numa abordagem predominantemente qualitativa, exploratória, com levantamento bibliográfico e estudos de caso múltiplos, apoiado em métodos mistos com triangulação de instrumentos e fontes, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário online a coordenadores de polo e entrevista semi-estruturada a gestores institucionais de EaD. Estudou-se o processo de gestão de cursos de graduação na modalidade à distância, buscando identificar os diversos desafios que permeiam a Educação a Distância no Brasil, os principais fatores que contribuem para a qualidade da aprendizagem e reduzida evasão discente, além das estratégias institucionais para superação dos principais desafios, para a melhoria da qualidade do processo educacional e para o controle da evasão nos programas de educação à distância mediados pela tecnologia. A pesquisa além de trazer contribuições ao sistema UAB e às Universidades privadas como subsídio no planejamento, implementação e gestão de programas de EaD, contribui para reflexões sobre a definição de políticas públicas para institucionalização da educação à distância. A principal contribuição deste trabalho está na apresentação de subsídios que estimulem as Instituições de Ensino Superior a viabilizarem a tomada de decisões para efetivação do processo de institucionalização da EaD, o caminho para a conquista de sua autonomia universitária e oferta qualitativa de cursos na modalidade a distância, de modo a cumprir efetivamente o seu dever com a legitimidade educacional garantida à sociedade.
- Análise custo benefício - ACBPublication . Jacquinet, MarcExistem duas abordagens tradicionais à avaliação dos custos e benefícios na ciência económica (economia política ou economics): a primeira é a abordagem neoclássica que foca o preço de mercado e os critérios de mercados concorrenciais ou quaisquer equivalente de estimativa de um benefício ou custo monetário. A segunda é o método do cálculo do rendimento social ou estimativa do custo/benefício ou valor social. Além destas duas categorias de abordagens, existem (novas e não tão novas) abordagens heterodoxas —constituindo uma terceira categoria — que consideram ou irem além do mercado ou do custo social ou ainda de ir além de ambos. A questão do impacto, do valor de serviço ambiental encontra-se em todas as três categorias de abordagens.