ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Integração dos recursos tenológicos no ensino de português língua estrangeiraPublication . Aguiar, Claudia Rosane Cordeiro; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraA integração dos recursos tecnológicos tradicionais, como livros didáticos, aulas presenciais e manuais de aprendizagem, com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado, nos últimos decênios, como alternativa para a Aquisição de uma Segunda Língua (ASL), mais especificamente o ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos desta pesquisa foram analisar a integração desses recursos tecnológicos no ensino de PLE, compreender a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua, identificar o português como Língua Estrangeira e analisar a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino de PLE. Na Metodologia, fez-se o levantamento e análise dos estudos sobre as tecnologias e o ensino de PLE a 28 alunos matriculados no projeto na Highlands High School, Sacramento American School District, 6601 Guthrie Street, North Highlands, California, 95660 – Estados Unidos. Os resultados mostraram-se eficazes e alcançaram-se metas importantes no ensino e aprendizagem de PLE na combinação de recursos tecnológicos e no uso das TIC.
- As TICs e o ensino do português : um estudo de caso : Escola Básica e Secundária Olavo Moniz Ilha do Sal - Cabo VerdePublication . Costa, Indira Gomes de Oliveira; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO estudo, ora apresentado descreve como o português, pode ser trabalhado de forma colaborativa e interativa nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa (como Língua Segunda, doravante L2) no 2º ciclo do Ensino Secundário. A evolução dos métodos de ensino implica novos conceitos e novas abordagens para o ensino do Português como Língua Segunda, almejando sempre chegar o mais perto possível do contexto real dos alunos. O objetivo deste trabalho é identificar atividades interessantes que promovam o gosto tanto pela leitura como pela escrita. Usou-se como estratégia o uso das novas tecnologias, doravante NTICs. Foi utilizado o método quantitativo e qualitativo. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas do décimo primeiro ano com o Português (Comunicação & Expressão) e com os professores de Português da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), ilha do Sal, Cabo Verde. A referida pesquisa demonstrou que é possível, através das TIC desenvolver o uso da Língua Portuguesa, para além de resgatar parte da nossa memória criativa, trabalhar a cidadania, aspeto importante nesta era da globalização. Nesta investigação pesquisa-se o uso que os alunos e os professores de Português fazem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para tal fez-se uso do questionário como instrumento de pesquisa. Os dados mostram que as dificuldades de acesso e equipamento fazem com que esse uso seja restrito e o uso das AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é quase inexistente. As aulas foram momentos de aprendizagem através do brincar, do divertir e onde o espírito crítico, a imaginação, o caráter individual/grupo, a autoestima e a autonomia foram desenvolvidos. No final do documento as linhas de leitura apontam reflexões baseadas na análise dos dados, nas aulas realizadas com este próposito, para além de pesquisas e observações in loco.