Browsing by Author "Zhang, Chenlin"
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- Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chinesesPublication . Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Zhou, Chao; Li, Qinxue; Zhang, Chenlin; Soares, LilianaO estudo do Português Língua Estrangeira (PLE) na China tem-se expandido significativamente desde 2000. Muitos materiais foram criados para este grupo específico de aprendentes com pouca exposição à L2, mas ainda faltam recursos para as dificuldades específicas de pronúncia. Simultaneamente, trabalhos sobre o PLE têm mostrado que a altura vocálica em português é um grande desafio para falantes de mandarim L1 e a investigação sobre o ensino da pronúncia em diferentes línguas tem fornecido indicações úteis para fundamentar propostas didáticas. Assim sendo, a presente comunicação visa propor um recurso para o ensino da altura vocálica a aprendentes de PLE na China. Este recurso: (1) consiste numa apresentação em Powerpoint que combina as estratégias de Color Vowel Chart (Taylor & Thompson, 1999, 2015) e Vowel Elevator (Elliott, 2018) e, portanto, explora diferentes níveis de instrução de pronúncia (percetivo, articulatório, cognitivo, visual e cinestésico); (2) pode ser integrado numa abordagem mais ampla e comunicativa do ensino de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010); (3) visa ajudar a formar categorias cognitivas para as (novas) vogais do português; (4) inclui uma comparação dos sistemas fonológicos vocálicos em português e chinês mandarim (como parte da abordagem Vowel Elevator para promover a consciencialização sobre o fenómeno). Após uma breve apresentação da investigação que o fundamenta, é mostrado o recurso didático, justificando-se algumas das opções tomadas. Assim, procura-se fornecer aos professores um recurso pronto a ser usado e também, por meio da fundamentação científico-pedagógica apresentada, contribuir para a formação dos professores de línguas estrangeiras no ensino da pronúncia.
- Tópicos de fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na ChinaPublication . Castelo, Adelina; Sun, Ye; Soares, Liliana; Li, Qinxue; Lu, Chunhui; Zhang, Chenlin; Wang, XiaoyueUm bom domínio da fonética e da fonologia de uma língua estrangeira é fundamental para garantir uma interação bem-sucedida com os outros falantes, evitando-se quer as falhas na comunicação, quer as desvantagens sociais ligadas a uma menor competência nesta área. Este bom domínio exige uma atenção específica dos aprendentes e dos professores ao longo de vários níveis de proficiência da língua, já que muitos desvios fonético-fonológicos se tendem a manter e numerosas dúvidas específicas apenas surgem quando existe já um conhecimento básico do funcionamento sonoro da língua. Tal significa que, para estimular um bom desenvolvimento da fonética e da fonologia, não basta conhecer as regras básicas de transposição de letras em sons (e vice-versa) ou ter uma pronúncia correta; o professor precisa de possuir um conhecimento mais aprofundado sobre a fonética e fonologia da língua em causa. Para estudar a situação dos professores de PLE na China relativamente a este requisito, foi concretizado o projeto de investigação “Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação”. Nesta comunicação pretende-se apresentar alguns dos resultados desse projeto, mais especificamente: (i) que necessidades de conhecimento foram identificadas; (ii) que soluções se podem propor para essas necessidades. Assim sendo, a presente comunicação incluirá (i) uma introdução ao problema, (ii) a apresentação dos objetivos, (iii) a descrição da metodologia usada para recolher as informações relevantes através de um inquérito, (iv) os resultados desse inquérito, (v) a discussão de tais resultados e (vi) uma proposta de soluções para o problema. Essa proposta inclui uma breve apresentação do livro Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira e a exemplificação de como usá-lo para o esclarecimento de questões em torno da sílaba fonética e gráfica que foram identificadas como problemáticas para os professores de PLE na China.