Browsing by Author "Vasconcelos, Ana Isabel"
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- Abílio de Mattos e SilvaPublication . Azevedo, Eunice Tudela de; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelAbílio de Mattos e Silva (1908-1985), cujo trabalho artístico se destacou ao longo de um período considerável do século XX, foi a personalidade escolhida para o nono volume da coleção “Biografias do Teatro Português”. Homem de perfil discreto, o seu conhecimento chega-nos sobretudo pela sua obra, que nos é aqui apresentada de forma cuidadosamente contextualizada e impressiva. Através da descrição e da análise feita ao trabalho produzido pelo biografado, enquanto cenógrafo e figurinista, são aqui recuperados e apresentados factos, pessoas, espetáculos, companhias e instituições, todos eles relevantes para a história da estética e da dimensão plástica das artes performativas em Portugal.
- Alfredo CortezPublication . Fadda, Sebastiana; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelNo segundo volume desta coleção dedicada às Biografias do Teatro Português, o nome biografado é Alfredo Cortez (1880-1946), um autor cuja produção literária é constituída exclusivamente por peças de teatro. Ficou sobretudo conhecido como autor de "Zilda", uma peça emblemática que, devido à temática abordada, tanto brado deu na sociedade lisboeta dos anos 20. Este texto marcou o início da sua produção dramática, que compreende estéticas diversas e que é aqui revisitada, sublinhando-se o impacto que teve na época. A análise da sua produção dramática revela do seu talento de dramaturgo, mas outras vertentes da sua atividade são igualmente abordadas de forma contextualizada. Nesta perspetiva, acompanhamos o percurso de uma vida sempre ligada ao teatro e às artes que nele confluem, o que nos proporciona o convívio com outros criadores destacados da cultura portuguesa da primeira metade do século XX.
- Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: apresentaçãoPublication . Vasconcelos, Ana IsabelO estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a personalidade de Garrett e o seu perfil enquanto homem com uma visão estratégica invulgar, apoiar-nos-emos na correspondência que trocou com Portugal no período em que ocupou um cargo diplomático em Bruxelas. No que respeita ao conhecimento do autor, o conteúdo destas cartas encerra dados biográficos e políticos importantes, confirmando a visão moderna e avançada que Garrett tinha e que se veio a revelar, nomeadamente no papel desempenhado na restruturação do teatro em Portugal.
- Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: o homem e o políticoPublication . Vasconcelos, Ana IsabelO estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a personalidade de Garrett e o seu perfil enquanto homem com uma visão estratégica invulgar, apoiar-nos-emos na correspondência que trocou com Portugal no período em que ocupou um cargo diplomático em Bruxelas. No que respeita ao conhecimento do autor, o conteúdo destas cartas encerra dados biográficos e políticos importantes, confirmando a visão moderna e avançada que Garrett tinha e que se veio a revelar, nomeadamente no papel desempenhado na restruturação do teatro em Portugal.
- Álvaro Gonçalves, o magriço e os doze de inglaterra: um drama históricoPublication . Vasconcelos, Ana Isabel
- António PedroPublication . Coelho, Rui Pina; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelEste terceiro volume da coleção oferece uma biografia de António Pedro (1909-1966) olhada através da lupa da sua ação no teatro, em prol da transformação de um campo que tão bem conhecia. Atuou em áreas muito diversas, aqui inventariadas da seguinte forma: «Poeta, novelista, romancista, dramaturgo, tradutor, encenador, teatrólogo, cenógrafo, figurinista, diretor artístico, articulista, ensaísta, editor, pintor, escultor, ceramista, jornalista, locutor, crítico de arte, conferencista, um homem de curiosidade insaciável e perfil heteróclito, de espírito inquiridor e inquieto, que se interessou por muitas áreas e disciplinas, tais como publicidade, luminotecnia, sonoplastia ou as artes gráficas.» Mas surge também como figura de convite ao conhecimento do espaço da encenação em Portugal, onde se destacou e foi destacado pelos seus contemporâneos, mudando o rumo do teatro em Portugal no século XX. Através desta biografia, o leitor descobrirá um complexo território teatral de que António Pedro fez parte e foi ativo promotor, constituído por grupos de amadores e profissionais que tentaram renovar a cena, elevando a qualidade dos espetáculos, e por um dinâmico trabalho editorial de divulgação de teorias e tendências estéticas modernas.
- António PinheiroPublication . Vasques, Eugénia; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelAntónio Pinheiro (1867-1943), considerado um dos atores portugueses mais inteligentes e instruídos da sua geração, foi a personalidade escolhida para o oitavo volume da coleção “Biografias do Teatro Português”. Com base em provas documentais, algumas das quais inéditas, é-nos apresentado o longo e riquíssimo percurso artístico de Pinheiro, são recordados aspetos marcantes da sua vida pessoal, sublinhado o seu empenho na luta associativa em defesa da classe teatral, tudo isto inserido num contexto social e profissional que nos permite avaliar a relação de Pinheiro com os seus pares bem como o seu posicionamento relativamente às tendências estéticas da época. Competências múltiplas, espírito versátil e trabalho afincado fizeram com que a sua presença no teatro fosse além da representação, tendo desempenhado as funções de diretor de cena, ensaiador, marcador de peças e «metteur-en-place». Ainda ligado à atividade teatral, foi professor do Conservatório, onde deu a sua última aula aos 70 anos. Para a posteridade, António Pinheiro publicou várias obras que testemunham toda uma época e que constitui «o mais relevante conjunto memorialístico do teatro em Portugal».
- Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade AbertaPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelNesta comunicação pretende-se analisar e comentar as potencialidades de uma experiência de ensino em e-learning, no âmbito de uma oferta formativa de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e Documentação (CID). Trata-se de um curso oferecido pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), e que foi concebido com base num Modelo Pedagógico Virtual próprio (MPV®). Este modelo foi criado tendo em conta as oportunidades proporcionadas pela formação online e pelos desafios da educação em rede, explorando de forma pedagógica os recursos digitais e as funcionalidades da plataforma Moodle. Assente numa comunicação essencialmente realizada de forma assíncrona, o modelo aplicado adequa-se de forma particular a estudantes que, inseridos no mercado de trabalho, se veem impedidos de frequentar uma formação superior presencial. Por outro lado, a conceção do curso teve em conta uma auscultação do mercado e a identificação de necessidades concretas de formação de um público que, já se encontrando a desempenhar funções em unidades de informação, não possuía formação de nível superior em CID. Tomando como referente este contexto, em termos metodológicos procedeu-se a uma apreciação reflexiva do curso. Essa análise incidiu sobre o plano curricular, a sua configuração no âmbito do MPV, e um conjunto de dados quantitativos que foram recolhidos ao longo do percurso desenvolvido, nomeadamente através de um inquérito de satisfação aplicado anualmente aos estudantes. Do exame efetuado é possível concluir que esta oferta formativa, que constituiu simultaneamente um desafio para a UAb e uma oportunidade para um grupo específico de profissionais da informação, explorou de forma consequente as potencialidades oferecidas por este sistema de e-learning e pelos recursos digitais.
- Bernardo Santareno e a crítica: nota introdutória e excertos seleccionadosPublication . Fadda, Sebastiana; Vasconcelos, Ana IsabelAo longo dos anos, desde a estreia em palco da dramaturgia de Bernardo Santareno até aos dias de hoje, tem havido reacções díspares por parte da crítica perante edições e realizações cénicas que ora mereciam aplausos e louvores, ora suscitavam perplexidades e discordâncias, embora valorizando ou reconhecendo a sua originalidade, pautada pela confluência de estéticas a que o autor dava um cunho muito pessoal. Apesar de fortemente censurada durante o Estado Novo, as suas peças subiram a palcos tão diversos como os do Monumental, do Teatro Nacional D. Maria ou do Teatro Experimental do Porto, representadas por companhias com perfis distintos e encenadas por nomes de referência do teatro português. Os excertos aqui reunidos representam uma amostra do interesse de críticos e estudiosos que, durante mais de meio século, acompanharam a obra de Bernardo Santareno, analisando e reflectindo sobre os textos e sua realização em palco.
- Bernardo Santareno | 100 anos: percursos e documentosPublication . Brilhante, Maria João; Fadda, Sebastiana; Vasconcelos, Ana IsabelEntre as várias iniciativas que a celebração em 2020 do centenário do nascimento de António Martinho do Rosário (1920-1980) – escritor que a história da literatura e do teatro conhece como Bernardo Santareno – promoveu, conta-se este livro nascido da vontade da actriz e encenadora Fernanda Lapa (1943-2020) e do desafio que lançou ao CET-Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para que o realizasse. Os tempos difíceis que vivemos por via da pandemia de Covid 19 e, sobretudo, o desaparecimento de Fernanda Lapa trouxeram ao trabalho das organizadoras alguma incerteza. Mas o projecto desenrolou-se e dois anos depois cumpre o que fora prometido, acrescentando à bibliografia produzida em Portugal e noutros países um conjunto de ensaios, artigos e depoimentos que prosseguem a nem sempre fácil reivindicação de um lugar central para a obra de Bernardo Santareno no teatro do século XX.