Browsing by Author "Santos, Vanessa Matos dos"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Santos, Vanessa Matos dos; Mello, Diene Eire; Ota, Marcos Andrei; Espírito Santo, Eniel do; Okada, AlexandraUma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.
- Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distânciaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina SánchezComo os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.
- Estudio de identificación de los estilos del uso del virtual de los seniors: perspectivas inicialesPublication . Sánchez Romero, Cristina; Santos, Vanessa Matos dos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Álvarez González, Evelina; Castro, Pilar LagoEl tema de los estilos de aprendizaje viene a lo largo de los años consolidándose en el área de la Educación y Formación de Personas. Los estilos de uso del espacio virtual (o del virtual como decimos), más recientes, estan en investigaciones dentro del ámbito escolar y con estudiantes jóvenes y adultos universitarios. Verificamos que en el área senior nada fue explorado con profundidad respecto a los estilos. Este trabajo pretende presentar cómo es el estilo de uso del virtual de una población senior - estudiantes de la educación a distancia de la UNED Senior, destacando la importancia de estos para el desarrollo de una innovadora estrategia de aprendizaje. Se les aplicó un instrumento enfocado a evaluar los estilos de aprendizaje al usar el espacio virtual. Además, través de las correlaciones, hemos analizado los diferentes estilos del uso del espacio virtual de un colectivo de personas donde predomina un estilo de búsqueda e investigación. En conclusión, la identificación de los estilos facilita la comprensión de cómo desarrollar estrategias para trabajar con las personas de edad avanzada (mayores, seniors), en contextos de uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC).