Browsing by Author "Pires, Carlos"
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- Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentaisPublication . Pires, Carlos; Ramos, NatáliaO artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.
- Edição comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional: 1994-2019Publication . Viseu, Sofia; Neves, Claudia; Lopes, José Hipólito; Almeida, Ana Patrícia; Cruz, Clara; Pires, Carlos; Almeida, Ana PatríciaCriado em 1994, o Forum Português de Administração Educacional perfaz no presente ano 25 anos de existência, tendo vindo a afirmar-se como uma importante plataforma de diálogo entre profissionais da administração educativa, professores e diretores de escolas e investigadores em Portugal. Graças à sua ação, foram concretizados inúmeros congressos e encontros com colegas de outras geografias, nomeadamente na Europa e no Brasil, proporcionando momentos de intercâmbio e a consolidação de redes de cooperação. Estas ações foram acompanhadas pela produção de uma linha editorial própria, com a publicação de atas, livros e de uma revista, que constituem um testemunho rico sobre o trabalho realizado sob os auspícios do Forum, mas também das mudanças e evoluções operadas na administração educacional nestas últimas duas décadas e meia. Como forma de assinalar este aniversário, entendemos mostrar a nossa gratidão por todos aqueles que deram o seu contributo para que o Forum se mantivesse ativo na prossecução da sua missão e dos seus propósitos. Entre eles, contam-se todos aqueles que desempenharam funções nos corpos sociais da nossa associação (ver em anexo a composição dos corpos sociais entre 1994 e 2019) e, muito em particular, os presidentes das sucessivas direções a quem pedimos para escreverem um pequeno testemunho da sua experiência e que aqui publicamos. Aproveitamos ainda esta ocasião para sublinhar o papel decisivo desempenhado por Luís Leandro Dinis para a nossa associação; fosse pelo seu desempenho nos corpos sociais, fosse pelo cumprimento de funções como professor requisitado ou fosse como associado, mostrou-se sempre disponível para, de forma rigorosa e generosa, contribuir para a consolidação do Forum. Para assinalar que a vida associativa é feita por um coletivo, de mulheres e de homens interessados pela administração educacional em Portugal, entendemos também congregar e publicar os artigos de opinião que, desde 2016, têm vindo a ser divulgados nas plataformas digitais do Forum.
- Percepção da dor e comportamento sexual: aspectos psicológicosPublication . Pires, Carlos; Ramos, NatáliaIncidindo nos aspetos relativos à perceção de dor em contexto sexual, descrevem-se várias implicações da dor para uma compreensão mais adequada e global das dificuldades sexuais-emocionais. Os autores argumentam que a influência da dimensão psicológica no comportamento sexual é frequentemente subestimada ou excessivamente simplificada em sexologia clínica, defendendo a sua mais correta valorização.
- Política e gestão da educação ibero-americana: tendências e desafiosPublication . Viseu, Sofia; Almeida, Ana Patrícia; Lopes, José Hipólito; Cruz, Carla; Pires, Carlos; Neves, CláudiaO VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / IX Congresso LusoBrasileiro de Política e Administração da Educação decorreu em Espanha, nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho de 2018 na cidade de Lleida, nas instalações da Universidade de Lleida. Este evento, cumprindo a missão do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) de manter vínculos com organizações Internacionais que tenham objetivos semelhantes, foi promovido pelo FPAE, conjuntamente com duas associações homólogas com que vimos mantendo laços estreitos e sistemáticos há diversos anos: a Associação Nacional de Política e Administração da Educação e o Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (2007). O Congresso teve como tema central “Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: tendências e desafios” e constituiu um espaço de debate internacional, tendo sido estruturado em torno dos seguintes eixos temáticos: 1. Política e gestão da educação básica e secundária; 2. Política e gestão da educação superior; 3. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares; 4. Políticas e práticas de planeamento e financiamento e avaliação da educação; 5. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação; 6. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social. A representação portuguesa efetivou-se através da representação na Comissão Organizadora Internacional e na Comissão Científica internacional e mediante a participação direta no congresso de investigadores, professores dos ensinos superior e secundário, inspetores, membros da administração central e estudantes de doutoramento. Foi uma representação bastante alargada e diversificada, de acordo com a natureza dos associados do FPAE e estas atas reúnem os textos finais apresentados pelos congressistas. A direção do FPAE agradece a todos os associados que contribuíram para a realização deste evento, quer através da sua participaço direta quer nos trabalhos de preparação e organização do mesmo. Saúda, igualmente, as associações parceiras e deixa um agradecimento especial às equipas que no terreno contribuíram de forma significativa para o sucesso do congresso e para o reforço dos laços e do diálogo, no domínio da Política e Administração Educacional, entre Portugal, Espanha e Brasil. A direção Sofia Viseu, Ana Patrícia Almeida, José Hipólito Lopes, Cláudia Neves, Clara Cruz e Carlos Pires
- Uma proposta de uma variante otimizada do algoritmo A* para sistemas multi-núcleoPublication . Pires, Carlos; Shirley, PauloEste artigo propõe uma variante otimizada do algoritmo A* para melhorar o desempenho em sistemas multi-núcleo. A abordagem proposta envolve a utilização de filas prioritárias locais (min-heaps) em cada tarefa ou núcleo, permitindo o processamento em paralelo. A comunicação entre as tarefas é realizada por meio de um buffer compartilhado do tipo produtor/consumidor, permitindo a troca de informações sobre os nós sucessores. Um protótipo é descrito, envolvendo a implementação das estruturas de dados, a lógica das tarefas, a comunicação entre as tarefas e a avaliação do desempenho em sistemas multi-núcleo. Os resultados preliminares mostram um ganho de desempenho em comparação com a versão sequencial do algoritmo A*.