Browsing by Author "Mendes, Ingrid Nery"
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- Heróis da Luz : a jornada de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino do Suporte Básico de VidaPublication . Mendes, Ingrid Nery; Mendes, Filipe Valente; Santos, Viviane Almeida dos; Teixeira, Otávio Noura TeixeiraEste trabalho discute a importância dos jogos, especialmente dos jogos sérios, na assimilação e reforço de conhecimentos específicos, como o Suporte Básico de Vida (SBV). Destaca a necessidade da prática regular para manter este conhecimento, especialmente entre estudantes de enfermagem, socorristas e outros profissionais de saúde. Um protótipo de software foi desenvolvido para resolver essa lacuna de memória, usando mecânicas de jogos para incentivar a prática constante de SBV. O projeto seguiu as diretrizes sugeridas pelo grupo de pesquisa Jogos e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, resultando na criação de um protótipo digital utilizando o motor de jogos Ren'Py, escolhido por sua ênfase narrativa, que faz uso da linguagem de programação Python, com baixa complexidade de implementação e custo.
- Proposta de um jogo digital para conscientizar as mulheres sobre o preconceito de gênero em cursos de computaçãoPublication . Silva, Derivaldo Machado da; Mendes, Ingrid Nery; Santos, Viviane Almeida dosO reduzido percentual de mulheres em cursos de computação mostra que, além de outros problemas, o preconceito de gênero se apresenta como um dos principais fatores. Para mitigar os problemas e os preconceitos, são realizadas no Brasil e no mundo diversas ações de conscientização e empoderamento feminino. Este trabalho busca apresentar um modelo de desenvolvimento de um jogo digital no estilo visual novel para a tomada de consciência sobre os preconceitos de gênero. A escolha pelo jogo digital deu-se pelo caráter lúdico e atrativo que os jogos digitais oferecem e pelo fato de ser uma boa ferramenta educacional para lidar com a questão da conscientização e outros fatores sociais. Sua concepção foi realizada coletivamente por meio de grupos focais e dentre os produtos elaborados, temos os estágios para a tomada de consciência sobre a violência simbólica de gênero, as proto-personas, o roteiro e o protótipo do jogo proposto