Browsing by Author "Marques, Carla"
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- Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
- Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextosPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília; Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Faquir, Osvaldo; Sitoe, MartaA língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaO volume inclui quatro capítulos: "Texto e contexto: Que relações?", de Carlos A. M. Gouveia e Joana Vieira Santos; "Classificações textuais e documentos programáticos de Português", de Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro e Fausto Caels; "Géneros escolares e aprendizagens", de Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels e Paulo Nunes da Silva; e "Reconto e relato: Propostas de análise de narrativas orais em contexto escolar", de Carla Marques e Célia Barbeiro
