Browsing by Author "Lopes, Joaquim"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de HistóriaPublication . Lopes, Joaquim; Morgado, LinaEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso da Web 2.0 na disciplina de História, nomeadamente a integração de ferramentas (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como jovens do Ensino Básico se apropriaram delas para a produção dos seus conteúdos digitais. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito a competências específicas na aprendizagem desta disciplina, ou seja à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.
- Microblogging e aprendizagem ubíquaPublication . Morgado, Lina; Noguera, Ingrid; Lopes, Joaquim; Leal, Maria João; Silva, Maria Paula; Spilker, Maria JoãoNeste simpósio, pretende-se apresentar e discutir práticas e resultados de investigação na utilização destes formatos em contextos de aprendizagem informal, não-formal e formal (neste caso, em diferentes ciclos de ensino) e o seu grande potencial em termos de inovação. Pretende-se que o simpósio possibilite uma interação entre os oradores, participantes e o canal aberto com o Twitter criando uma dinâmica para fora da sala. Está, por isso, organizado do seguinte modo: cada orador efetua uma apresentação curta (7-10 minutos) sobre as suas práticas e a partilha dos resultados de investigação. Estas apresentações serão curtas de modo a proporcionar um espaço de debate e partilha de conhecimento e das práticas entre os participantes, bem como o diálogo aberto com a comunidade que acompanha o simpósio através do Twitter via hastag #microblog4edu. Serão ainda usados recursos de microblogging para potenciar a comunicação e interação entre os participantes na sala do simpósio e aquele que se encontram, fora da sala (lista no Twitter, o Storify, o Twitterfall).
- Web 2.0 no ensino da história e no ensino básico : estudo dum casoPublication . Lopes, Joaquim; Morgado, LinaAs tecnologias da Web 2.0 dão aos professores e alunos acesso ao um vasto conjunto de ferramentas que podem ser usadas para proporcionar novas formas de ensinar e aprender e ajudar os alunos a desenvolver tanto as suas capacidades básicas como níveis de domínio cognitivo mais avançados. As características da Web 2.0 favorecem o uso de boas práticas educativas como a colaboração e a participação ativa dos alunos na construção das suas próprias representações mentais. Esta dissertação centrou-se na utilização na disciplina de História de três ferramentas da Web 2.0 (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como uma turma do sétimo ano do Ensino Básico as usou para a criação dos seus próprios conteúdos. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História, como se pode verificar nas entrevistas, nas opiniões expressas pelos alunos nos seus relatórios finais e na análise dos trabalhos realizados durante o ano lectivo. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.