Browsing by Author "Lopes, Ana Cristina Duarte"
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- Desafios da educação a distância em tempos de pandemiaPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.
- Educational and cultural challenges: digital technologies in higher educationPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina Duarte; Paulos , Liliana; Merrill , Barbara; Valadas , Sandra; Galimberti , Andrea; Fragoso , AntónioIn the last decade we’ve been observing several changes in education, namely the introduction of a more open and digital education, aligned with the transformation of society, today more global and technological. Another significative change that has been observed in the past decades is the transformation into a multicultural society strongly characterized by increased migration, what brought a lot of challenges regarding intercultural communication, integration and interpersonal and intercultural relations.The inclusion of technology helps minimize these impacts facilitating intercultural communication, and also allowing greater cross-cutting accessibility to the education of the various students around the world regardless of their country of residence, as long as they can access to a computer and internet connection. The objective of this article is to analyze the impacts of the use of digital technologies. By including technology, in the pedagogical model, we are taking advantage of the information society and solidifying the relations between knowledge and society, improving social integration and intercultural relations, as well as developing a more open, inclusive, digital and networked education. Higher Education must be open and inclusive at all levels and for all students who attend it.
- Ensino a distância e tecnologias digitais enquanto promotores da comunicação e integração educacional e intercultural no ensino superior: oportunidades e desafios na atualidade e em tempos de pandemia Covid-19Publication . Lopes, Ana Cristina Duarte; Ramos, NatáliaEm 2020, com o surgimento da pandemia Covid-19, o mundo foi confrontado com mudanças drásticas que evidenciaram desigualdades sociais entre países e nos países, com maior reflexo nos grupos mais vulneráveis, em situação de pobreza ou migração. Estes desafios verificaram-se na área da educação que, em poucos dias, sofreu uma adaptação de um modelo presencial para um ensino remoto, o que fez renascer o debate sobre o modelo educativo existente, e sobre a disseminação tecnológica no ensino. Estas evidencias motivaram o desenvolvimento do presente estudo, que teve como objetivo perceber o impacto do uso das tecnologias digitais, enquanto facilitadoras da integração educacional e intercultural. A introdução das tecnologias digitais, para além de permitir a manutenção do ensino, pode ainda facilitar a integração de alunos provenientes de diferentes países e culturas, contribuindo para um ensino mais adaptado à realidade do mundo de trabalho global, plural e mutável. No entanto, também apresenta desafios, pois apesar de uma abordagem digital ser mais próxima da realidade social, é mais adaptada a determinados públicos-alvo e mais exigente e potencialmente mais solitária para o aluno, contrariamente ao ensino pré-pandemia, onde a base era a proximidade ao professor evitando que o aluno dependa tanto de si próprio. Para melhor compreender e quantificar o impacto desta dinâmica realizou-se um estudo descritivo e exploratório, de cariz misto (qualitativo e quantitativo). Na fase qualitativa participaram coordenadores e professores de Instituições do Ensino Superior Portuguesas, que deram o seu contributo especializado através de entrevistas individuais semiestruturadas, tendo sido analisados os resultados através de uma análise de conteúdo. A fase quantitativa abrangeu uma amostra não probabilística de alunos de Instituições de Ensino superior portuguesas, recolhida através de uma entrevista online, o que permitiu uma análise estatística descritiva dos dados. Os resultados demonstram que a pandemia impôs desafios como a falta de preparação da maioria das instituições de ensino superior para uma migração tecnológica, o que implica uma necessidade de investimento financeiro, assim como o impacto negativo em termos de efeitos psicológicos que um ensino totalmente a distância pode ter na comunidade educativa que não se identifica com este tipo de modalidade de ensino, ou para os alunos que não têm condições para o frequentar. No entanto, todos os desafios devem ser encarados como oportunidades, e percebeu-se a essencialidade do apoio aos professores bem como destes aos alunos e a necessidade de capacitação de competências digitais, comunicacionais e interculturais através da implementação de ações de formação. Uma abordagem mais tecnológica amplifica a possibilidade de manter um ensino em qualquer circunstância, em paralelo com a facilitação da integração sociocultural de todos os alunos independentemente da sua origem. Estas alterações não só preparam a educação para possíveis novas adversidades futuras, como permitem diminuir desigualdades, conferindo maior inclusão e abertura ao ensino superior.
- Tecnologias digitais na comunicação e na integração educacional e intercultural: desafios globais contemporâneosPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteEm 2020, com o surgimento da pandemia COVID-19, o mundo foi confrontado com mudanças drásticas que originaram desafios, transversais à sociedade. Evidenciaram-se desigualdades sociais existentes entre países e nos países, com maior reflexo nos grupos mais vulneráveis, em situação de pobreza ou migração. Estes desafios refletiram-se particularmente na área da educação, salientando-se as vulnerabilidades do modelo educativo existente. Face a uma crise sem precedentes, destacaram-se as potencialidades decorrentes do uso das tecnologias digitais, da adaptação da comunidade educativa, assim como, a resiliência de docentes e estudantes. Este texto acentua a importância do uso das tecnologias digitais, enquanto facilitadoras da integração educacional e intercultural. Numa era de globalização e crescente multi/interculturalidade assente numa evolução tecnológica sem precedentes, o in(sucesso) do ensino, da aprendizagem e da sociedade, dependem da definição de políticas, metodologias abertas, inclusivas e flexíveis, que integrem a diversidade social e cultural em que vivemos, e, sejam adaptáveis a situações adversas e atípicas. Aproveitar estas mudanças e ensinamentos para desenvolver políticas sustentáveis, poderá não só ajudar a ultrapassar a crise atual, como a prepararmo-nos para novas adversidades futuras, diminuindo as desigualdades e tornando o ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade.
- Tecnologias digitais no dia a dia da educação: desafios para a inclusão educacional e culturalPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteO mundo mudou, a realidade cultural e educacional que existia em 2020, antes da declaração da pandemia Covid 19, foi alterada profundamente. Por essa via, a preocupação com o futuro da educação, a necessidade de uma comunicação aberta e uma integração educacional e intercultural nunca foi tão emergente como agora. Ao longo do último ano e com vista à identificação de Desafios Educacionais e Culturais na Educação, foram realizadas entrevistas individuais aprofundadas a docentes e foram entrevistados estudantes do ensino superior. Pretendeu-se identificar como é que as tecnologias digitais contribuíram para a manutenção de um ensino de qualidade num momento de crise, assim como os mecanismos que foram implementados com vista a ultrapassar esses desafios. Os dados recolhidos dos depoimentos dos professores e das entrevistas aos alunos mostram que, apesar do sucesso do uso das tecnologias digitais e das práticas educacionais inovadoras, houve dificuldades. A falta de rede de suporte e de socialização no ensino presencial pode ter motivado o agravamento do isolamento e a desmotivação dos alunos mais vulneráveis. Outro aspeto que se identificou como importante é o de continuar a apoiar e capacitar os professores através de uma formação contínua que abranja áreas desde a comunicação intercultural, à pedagógica, e de conteúdo digital. É importante identificar pilares essenciais que contribuam para a criação de oportunidades, definição de metodologias abertas, flexíveis, e de políticas educativas que contribuam para garantir a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa para todos os alunos, do ponto de vista educacional e multicultural, em especial para os mais vulneráveis ao nível social e psicológico. As tecnologias permitem a aproximação de culturas e facilitam a inclusão, desde que integradas em políticas adequadas à realidade estudantil e educacional, propiciando uma melhoria contínua no ensino, tornando-o cada vez mais inclusivo e de qualidade numa era mundial de desafios nacionais e globais sem precedentes.
- Tecnologias digitais, educação e interculturalidade: perspetivas de estudantes e professores do ensino superiorPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA realidade cultural e educacional tem sofrido grandes mudanças, sobretudo desde 2020 devido à pandemia Covid-19 que veio provocar profundas alterações societais. As tecnologias afirmaram-se na educação permitindo ultrapassar grandes desafios. Mas terão as tecnologias digitais sido fundamentais para a inclusão educacional e intercultural? Ao longo de 2021-2022, foram realizadas entrevistas a docentes e estudantes do ensino superior com o objetivo de compreender como é que as tecnologias digitais influenciaram o ensino, permitindo que o mesmo mantivesse a qualidade, acompanhando um momento fundamental de aprendizagens. Comportamentos e qualidades como a adaptabilidade e resiliência de docentes e estudantes foram fundamentais para o sucesso e evolução da educação. Dos resultados destacam-se as expectativas, quer no ensino presencial, quer no ensino a distância, quanto à identificação de pilares que permitam definir políticas e metodologias de ensino e aprendizagem abertas, flexíveis e que aumentem a motivação e preparação estudantil e docente e, por conseguinte, a qualidade da aprendizagem, assentes numa participação cultural e educacional ativa. Um aspeto essencial é a capacitação dos professores quer ao nível da educação e comunicação intercultural, quer ao nível da literacia tecnológica e educacional, de forma a acompanharem as mudanças verificadas e ajudarem a construir uma sociedade inclusiva, equitativa, intercultural, sustentável e empreendedora.