Browsing by Author "Guilima, Augusta"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Feedback docente em EaD: reflexões sobre um estudo de casoPublication . Guilima, Augusta; Afonso, Ana Paula; Morgado, LinaO feedback tem sido considerado um poderoso instrumento na aprendizagem. No caso do ensino a distância toma outras dimensões atendendo ao contexto e tipos de interação (Paiva, 2003; Cardoso, 2011; Vrasidas &McIsaac, 1999; Tanis, 2020). A presente comunicação tem como objetivo analisar o processo de feedback dado pelos professores aos estudantes durante as atividades em regime a distância, durante um semestre, em 7 disciplinas da área de História, Pedagogia e Psicologia, no quadro da oferta pedagógica do Centro de Educação Aberta e a Distância de Moçambique.
- Feedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de casoPublication . Guilima, Augusta; Afonso, Ana Paula; Morgado, LinaO feedback tem sido considerado um poderoso instrumento na aprendizagem. No caso do ensino a distância, toma outras dimensões atendendo ao contexto e tipos de interação. A presente comunicação visa analisar o processo de feedback dado pelos professores aos estudantes durante as atividades em regime a distância, durante um semestre, em 7 disciplinas da área de Hisótória, Pedagogia e Psicologia, no quadro da oferta pedagógica do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de Moçambique. No estudo participaram 8 docentes. A metodologia usada foi o estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos através de observação direta não participante e learning analytics da plataforma Moodle. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente, tendo sido sujeitos a vários testes (Análise cruzada de dados; Correlação entre as variáveis; Coeficiente de determinação e Modelo de Regressão linear).A análise dos resultados aponta para a existência de três tipos de feedback dado pelos docentes apenas numa das disciplinas estudadas (A): corretivo, motivacional e elaborado. Analisou-se também a relação da existência de feedback dado pelo docente com o aproveitamento final dos estudantes e apenas 42.7% da nota final obtida pelo estudante é explicada pelo feedback recebido na disciplina. Nas restantes disciplinas verificou-se a inexistência da prática de feedback. Os resultados permitem concluir que o feedback realizado de forma eficaz permite alcançar resultados positivos e promover o bom desempenho por parte dos estudantes. Como trabalho futuro, pretende-se aprofundar os resultados obtidos alargando o estudo a outros anos da licenciatura em estudo e complementando a recolha de dados com a realização de entrevistas aos docentes e estudantes.