Browsing by Author "Galante, Sandra"
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- Percursos, recursos e discursos, em torno do acesso à complexidade e da praxis do ensino de conceitos literários : português - 10º anoPublication . Galante, Sandra; Gaspar, IvoneEste trabalho sistematiza uma investigação em educação, desenvolvida com o objectivo de orientar, estudar, reflectir e concluir sobre procedimentos inerentes a um processo pedagógico intencionalizadamente preparado para a facilitação da aquisição de conhecimento complexo, no caso, conceitos literários; os seus efeitos; as características das aquisições efectuadas; em ambientes de trabalho que procuraram diferenciar o trabalho didáctico, rentabilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Para isso, foram consideradas as percepções dos envolvidos - a própria professora e investigadora, em processo contínuo de reflexão, aprendizagem e regulação; os alunos de uma turma da disciplina de Português, 10.º ano (Agrupamento 1 – Científico-natural) - e as evidências constantes dos documentos produzidos ao longo do percurso. Em resultado deste estudo, apresentamos os argumentos que justificam a pertinência e relevância da exploração das potencialidades do Modelo Aprendizagem de Conceitos, através da sua operacionalização, de forma integrada e oportuna, no âmbito da diversificação que deve caracterizar o ensino e aprendizagem, em geral, e, portanto, também o de figuras de semântica ou de pensamento, ao serviço do estudo do texto literário, e divulgamos conhecimento sobre os factores favorecedores e/ou limitadores de sucesso pedagógico, no contexto de desenvolvimento curricular em apreço. Acrescemos que a revisão da literatura indicou existirem poucos estudos neste âmbito, em Portugal, e nenhum com esta especificidade e características. A dimensão externa mais visível da perspectiva teórico-metodológica adoptada procura abranger a complexidade e, por isso, integrou propostas que emergem do campo epistemológico das Ciências Sociais – mais especificamente do denominado paradigma qualitativo – e oriundas das Ciências da Educação: realizámos abordagens metodológicas associadas à investigação-acção, usando como técnicas privilegiadas de recolha e produção de dados: a observação, o inquérito por entrevista e por questionário, os testes e a análise de documentos.
- Supervisão em contextos de educação e formação: conceções, práticas e possibilidadesPublication . Gaspar, Ivone; Carlos, Ana Paula; Lamy, Fernanda; Seabra, Filipa; Massano, Lúcia; Silva, Paula; Eira, Rui; Galante, Sandra; Henriques, Susana
- Supervisão: modelos e processosPublication . Gaspar, Ivone; Carlos, Ana; Lamy, Fernanda; Seabra, Filipa; Massano, Lúcia; Silva, Paula; Eira, Rui; Galante, Sandra; Henriques, Susana
- Supervision in continuous teacher trainingPublication . Carlos, Ana Paula; Cardoso, Sílvia; Galante, Sandra; Lamy, Fernanda; Silva, Paula; Gaspar, Ivone; Seabra, FilipaThe concept of Supervision is not new, however, in the XXI century, has been reframed and gained a more relevant status in Portugal, because it operates in a changing context of the exercise of the teaching profession, emerging associated with a new paradigm of teachers’ intervention and action. With regard, continuing education is assumed as a determining factor, and therefore the present study searched for i) evidence of implementation of supervising nature of supervision practices and iii) perceptions/opinions of those involved in the CFAEs, in order to establish the concept of supervision of its stakeholders. We followed a multiple case study design, selected and characterized five CFAEs geographically dispersed in the Portuguese mainland (North, Centre, Lisbon and South), we developed instruments for opinion collection, with a sample of directors, trainers and trainees with a mixed methodology: qualitative through interview with the directors of the CFAE’s and quantitative (the predominant approach) through a questionnaire applied to trainees and trainers (who do not accumulate those two functions in the period of analysis). Results of both the interviews and the questionnaires were presented by category. The relevance of pedagogical supervision in order to present a recognized and respected praxis is therefore assumed, with the purpose of making it essential to the efficient and effective balance of the Education and Training system(s) in Portugal.