Browsing by Author "Filipe, Ana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Design of a learning framework for open mobile applicationsPublication . Filipe, Ana; Nobre, AnaAtravés da metodologia de pesquisa baseada em design, está sendo conduzida uma investigação sobre o desenho de uma estrutura de aprendizado sobre a utilização e desenvolvimento de recursos educacionais abertos, com foco em aplicativos abertos para dispositivos Smartphone. Como resultado da investigação, espera-se que seja projetado e implantado um curso aberto, disponível para qualquer pessoa que queira aprender sobre integração de tecnologia aberta na educação, sobre como usar e construir, no contexto educacional específico de cada pessoa, aplicativos para Smartphone. Os conteúdos deste curso são eles próprios Recursos Educacionais Abertos, assim como a linguagem de programação selecionada para promover o desenvolvimento de aplicativos é também uma linguagem de programação aberta. As etapas tomadas desde o início da investigação até a interação do terceiro design de curso são descritas neste artigo, juntamente com alguns raciocínios sobre os dados coletados.
- Educação aberta e tecnologia aberta na formação de professoresPublication . Filipe, Ana; Nobre, AnaA investigação tem demonstrado a importância da utilização de tecnologias no ensino. No entanto, verifica-se que estas nem sempre são utilizadas de forma efetiva. Uma das justificações apontadas para esta lacuna entre as tecnologias e a sua integração no ensino é a falta de formação dos professores. A Educação Aberta, onde se inserem os Recursos Educacionais Abertos, tem como objetivo a diminuição de barreiras no acesso à educação e fornece um espaço para formação de professores no uso de tecnologias no ensino. Neste artigo apresentamos o trabalho desenvolvido no desenho de um curso de formação, a disponibilizar de forma aberta, relativo ao desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Smartphone. Pretende-se assim estudar de que modo o mesmo pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional, para um outro, mais centrado no estudante e promover uma atualização dos conhecimentos tecnológicos dos professores. Uma das atividades de aprendizagem incluída na formação é o desenvolvimento de uma app educacional através da linguagem de programação App Inventor. Este artigo descreve a investigação em curso, apresentando algumas conclusões preliminares resultantes dos dados reunidos até ao momento.
- Educação aberta e tecnologia aberta na formação de professoresPublication . Filipe, Ana; Nobre, AnaA investigação tem demonstrado a importância da utilização de tecnologias no ensino. No entanto, verifica-se que estas nem sempre são utilizadas de forma efetiva. Uma das justificações apontadas para esta lacuna entre as tecnologias e a sua integração no ensino é a falta de formação dos professores. A Educação Aberta, onde se inserem os Recursos Educacionais Abertos, tem como objetivo a diminuição de barreiras no acesso à educação e fornece um espaço para formação de professores no uso de tecnologias no ensino. Neste artigo apresentamos o trabalho desenvolvido no desenho de um curso de formação, a disponibilizar de forma aberta, relativo ao desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Smartphone. Pretende-se assim estudar de que modo o mesmo pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional, para um outro, mais centrado no estudante e promover uma atualização dos conhecimentos tecnológicos dos professores. Uma das atividades de aprendizagem incluída na formação é o desenvolvimento de uma app educacional através da linguagem de programação App Inventor. Este artigo descreve a investigação em curso, apresentando algumas conclusões preliminares resultantes dos dados reunidos até ao momento.
- Recursos educacionais abertos para smartphone: desenho de uma framework para aprendizagem móvelPublication . Filipe, Ana; Nobre, AnaEste estudo teve como objetivo entender de que modo uma formação relativa ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos para smartphone, pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional para um mais aberto e centrado no aluno, criando um caminho para a integração de tecnologias móveis no ensino. A investigação foi norteada pela metodologia Desenho de Investigação ou Design Based Research e pretendeu dar resposta à pergunta de investigação “A formação acerca do desenvolvimento de recursos educacionais abertos para smartphone contribui para a integração da tecnologia móvel smartphone nas práticas educacionais?” O estudo foi desenvolvido durante o desenho de um curso de formação, relativo a recursos educacionais abertos para smartphone, ao longo de quatro iterações de investigação. O mesmo foi desenhado tendo como base princípios conetivistas de aprendizagem e o seu objetivo foi ensinar os participantes acerca da utilização e desenvolvimento de apps para dispositivos smartphone, na perspetiva das suas práticas educacionais. Durante a frequência do curso, os participantes puderam explorar a temática dos recursos educacionais abertos e vivenciar o ciclo de produção destes recursos para smartphone, através da aprendizagem da linguagem de programação App Inventor. Os participantes deste estudo indicaram que a formação teve impacto positivo nas suas vidas profissionais e que consideravam utilizar e produzir novos recursos educacionais abertos, incluindo recursos para smartphone, adaptados às suas realidades de ensino. O estudo revelou ainda que a formação contribuiu para a utilização de recursos educacionais abertos para smartphone nas práticas educacionais dos participantes, para inovação de práticas educacionais e ainda para a mudança de práticas tradicionais para práticas mais abertas.