Browsing by Author "Catarino, Maria Isabel"
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- Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: perspetivas de subcoordenadores de grupo disciplinarPublication . Catarino, Maria Isabel; Seabra, FilipaNa presente comunicação apresentam-se resultados preliminares e parciais de um trabalho de investigação integrado numa tese de doutoramento em Educação, na especialidade em Liderança Educacional, na Universidade Aberta, a partir de uma entrevista em focus group com subcoordenadores de grupo disciplinar implicados num projeto de gestão curricular diferenciada. Esse projeto encontra-se em implementação numa escola secundária com 3º ciclo e incide sobre as turmas de 7º ano e com continuidade nos anos letivos seguintes no 8º e 9º anos.Para implementar o projeto as turmas de 7º ano foram constituídas com base nos níveis às disciplinas de Português, Matemática e inglês no 6º ano, para que com recurso ao crédito horário atribuído pelos normativos em cada ano escolar, se alterasse a carga horária e a distribuição letiva nas referidas disciplinas. Nas turmas com nível 4 ou mais, os alunos mantiveram a carga horária definida. Nas turmas de média inferior a 4 foram tomadas duas opções: parcerias em Português e Matemática quando o nível era entre 3 e 4, aumento de 45 minutos em Português e Matemática e parceria a inglês quando o nível era 3 ou menos. Consideramos que importa analisar os processos pelos quais as lideranças de topo e intermédias apoiam os professores no sentido de aplicarem uma gestão curricular diferenciada bem como a sua avaliação. Os resultados apontam no sentido de alguma falta de articulação entre as lideranças de topo e as lideranças intermédias, bem como as lideranças de topo e os docentes na divulgação e desenvolvimento do projeto. É ainda de referir que, e apesar de alguns constrangimentos e resistências na adesão inicial do projeto, a partir do momento que foi implementado todos os subcoordenadores dizem tê-lo assumido.
- Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de casoPublication . Catarino, Maria Isabel; Seabra, FilipaUm dos grandes problemas que se apresentam aos professores quando iniciam uma turma prende-se com a diversidade de níveis que os alunos apresentam e com a necessidade de dar oportunidades a todos para atingirem as metas. Assim mais do que atribuir apoios individuais desarticulados muitas vezes das aulas curriculares importa definir outras estratégias que permitam aos alunos recuperarem o desnível apresentado no início do ciclo para assim atingirem as competências necessárias ao seu processo de ensino/aprendizagem. O projeto agora apresentado resulta de uma tomada de consciência sobre a autonomia e liderança do diretor face a alguns normativos. Assim pretende-se fazer um estudo sobre a gestão e organização do currículo do 7º ano de escolaridade, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Este trabalho pretende caraterizar um projeto de diferenciação curricular desenvolvido numa escola com 3.º ciclo e secundário atendendo ao seu processo de implementação, à satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação. Para tal pretendemos compreender os reflexos do projeto e caracterizar a evolução dos resultados académicos dos alunos Em face aos objetivos definidos e atendendo a que se trata de um estudo de caso iremos usar uma metodologia mista que, de acordo com Morais e Neves (2007) tem potencialidades a ser aplicada em diversos contextos, permitindo avançar na área em estudo. Assim dentro desta metodologia fizemos uma recolha de dados através de análise documental, entrevista e inquérito por questionário e correspondente análise de dados qualitativa (análise de conteúdo categorial) e quantitativa (análise estatística). Os resultados do estudo apontam para um projeto que tinha potencialidades, mas dada à pouca motivação e apropriação do projeto por parte dos atores bem como a não monotorização do mesmo de forma clara e sistemática a sua eficácia atingiu um grau muito baixo.
- Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupoPublication . Catarino, Maria Isabel; Seabra, FilipaNuma escola foi implementado um projeto de gestão e organização do currículo no 3º ciclo, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Na presente comunicação apresentam-se resultados preliminares e parciais de um trabalho de investigação integrado numa tese de doutoramento em Educação, na especialidade em Liderança Educacional, na Universidade Aberta, a partir de uma entrevista em focus group com subcoordenadores de grupo disciplinar. Consideramos que importa analisar os processos pelos quais as lideranças de topo e intermédias apoiam os professores no sentido de aplicarem uma gestão curricular diferenciada, considerando que “a liderança não se centra apenas no desempenho de papéis e de responsabilidades no quadro das estruturas e hierarquias da escola, mas engloba os diferentes modos como os professores fazem a diferença nos seus contextos profissionais através da influência e mobilização de outros” (Flores, 2014, p. 15). Os resultados apontam no sentido de «resistências» à adesão ao projeto, associadas a condições práticas, mas sobretudo a questões ligadas quer à liderança, quer ao reconhecimento do seu papel enquanto atores curriculares. Apontam-se, no entanto, impactos discretos ao nível das práticas de planificação e letivas dos professores envolvidos.