Browsing by Author "Carlos, Ana Paula"
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- Diretores de curso : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógicaPublication . Carlos, Ana Paula; Seabra, FilipaA presente comunicação apresenta um estudo que pretendeu identificar o perfil dos diretores de curso (DC) enquanto detentores de cargos de liderança intermédia e as suas práticas de gestão curricular e pedagógica. Resulta, assim, de um estudo realizado no âmbito de uma tese de mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta.
- Diretores de curso : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógicaPublication . Carlos, Ana Paula; Seabra, FilipaO presente trabalho de investigação situa-se no contexto do alargamento da oferta educativa dos cursos profissionais do ensino secundário às escolas secundárias da rede pública em que o diretor de curso se constitui ator fundamental para o funcionamento e sucesso destes cursos. A direção de curso é um cargo de gestão pedagógica intermédia, com responsabilidades dentro e fora do contexto escolar. O protagonismo das lideranças intermédias, em relação ao currículo, exige um trabalho de parceria entre os diferentes atores educativos no que diz respeito à sua operacionalização. A importância crescente atribuída às lideranças intermédias, sobretudo no que respeita à operacionalização dos cursos profissionais nas escolas sustenta a pertinência do presente estudo. Procurámos, por isso, conhecer as perspetivas dos docentes dos cursos profissionais de uma escola secundária, do seu diretor e de um grupo restrito de diretores de curso acerca dos perfis que os diretores de curso apresentam enquanto detentores de cargos de liderança intermédia e as suas práticas de gestão curricular e pedagógica nos cursos profissionais. Este trabalho procura, a partir das diferentes perspetivas, caracterizar o(s) perfil (is) do diretor de curso, partindo da definição legal, mas também das perspetivas de diretores de curso, de professores e do diretor da escola. A atual investigação é um estudo de caso que aborda simultaneamente uma metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos junto de docentes através de inquéritos por questionário e por entrevista efetuados numa escola do distrito de Faro. Os resultados evidenciaram perspetivas comuns no perfil do diretor de curso que deve ter capacidade organizativa, persistência, dedicação, paciência e ainda, a capacidade de conciliar e de mobilizar. A habilidade para mediar as interações entre a escola e as instituições económicas e sociais da região é destacada como essencial ao diretor de curso que é perspetivado como um professor desejavelmente profissionalizado e experiente, dinâmico e pragmático. Dada a natureza exploratória deste estudo, requerem-se investigações posteriores que permitam aprofundar o seu âmbito.
- Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidadePublication . Seabra, Filipa; Pedras, Sandra; Silva, Paula; Carlos, Ana PaulaNos últimos anos, os observatórios em educação têm-se assumido como instituições de relevo no contexto educativo (Lopes, 2010). Pese embora essa presença importante no panorama da prática e da investigação em educação, são ainda raras as análises do conceito de observatório em si, e de observatório no campo educacional em particular, no contexto português. No sentido de fundamentar empiricamente a análise da forma como os observatórios em educação têm sido percecionados e definidos, desenvolvemos uma análise dos sites de diversos observatórios com atividade centrada (total ou parcialmente) em questões educacionais, ainda que sem pretensão de exaustividade, com vista a estabelecer: i) as definições de observatório assumidas pelos próprios observatórios; ii) a natureza dos objetivos a que esses coletivos se propõem; iii) a natureza das instituições que os integram e coordenam. Desenvolveu-se assim uma análise documental, que permite apontar, de forma exploratória, a omissão da definição de observatório, que se subentende mais do que se explicita nos sites analisados; a existência de objetivos de diferente natureza e que integram dimensões de produção e disseminação de conhecimento, mas também de mobilização de recursos e influência sobre a realidade; e o papel preponderante desempenhado por universidades na sua coordenação, a par de outras instituições como as próprias escolas (tomadas como parceiras), ou instituições ligadas ao poder local.
- Supervisão em contextos de educação e formação: conceções, práticas e possibilidadesPublication . Gaspar, Ivone; Carlos, Ana Paula; Lamy, Fernanda; Seabra, Filipa; Massano, Lúcia; Silva, Paula; Eira, Rui; Galante, Sandra; Henriques, Susana
- Supervision in continuous teacher trainingPublication . Carlos, Ana Paula; Cardoso, Sílvia; Galante, Sandra; Lamy, Fernanda; Silva, Paula; Gaspar, Ivone; Seabra, FilipaThe concept of Supervision is not new, however, in the XXI century, has been reframed and gained a more relevant status in Portugal, because it operates in a changing context of the exercise of the teaching profession, emerging associated with a new paradigm of teachers’ intervention and action. With regard, continuing education is assumed as a determining factor, and therefore the present study searched for i) evidence of implementation of supervising nature of supervision practices and iii) perceptions/opinions of those involved in the CFAEs, in order to establish the concept of supervision of its stakeholders. We followed a multiple case study design, selected and characterized five CFAEs geographically dispersed in the Portuguese mainland (North, Centre, Lisbon and South), we developed instruments for opinion collection, with a sample of directors, trainers and trainees with a mixed methodology: qualitative through interview with the directors of the CFAE’s and quantitative (the predominant approach) through a questionnaire applied to trainees and trainers (who do not accumulate those two functions in the period of analysis). Results of both the interviews and the questionnaires were presented by category. The relevance of pedagogical supervision in order to present a recognized and respected praxis is therefore assumed, with the purpose of making it essential to the efficient and effective balance of the Education and Training system(s) in Portugal.