Browsing by Author "Campelos, Sandra"
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- Curricular transformation as context to share practices : a case in the portuguese schoolsPublication . Moreira, Darlinda; Campelos, SandraThis article emerged from a larger study of professional practices of mathematics teachers. It addresses the concept of practice discussing the balance between the collective and individual component of practices and its implications to comprehend some transformations and consolidations of mathematics teachers practice in the Portuguese contemporaneous context.
- Desenvolvimento da literacia estatística : uma abordagem no 3º cicloPublication . Campelos, Sandra; Moreira, DarlindaEste estudo consiste num projeto de intervenção, implementado em três fases e que incidiu sobre os três anos que integram o 3º ciclo do Ensino Básico. Foi delineado com os objetivos de: caracterizar o sentido crítico e o pensamento estatístico dos alunos, face a dados provenientes de diferentes contextos disciplinares e do quotidiano; identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos ao interpretarem e produzirem informação estatística, no final do terceiro ciclo; e fornecer pistas sobre as ferramentas didáticas que poderão ser utilizadas para desenvolver as capacidades de interpretação e comunicação neste domínio. O design da investigação, apoiou-se numa metodologia de design experiments, e teve por base o mesmo grupo de alunos, acompanhados do 7º ao 9º ano de escolaridade, tendo a investigadora assumido também o papel de professora. Na primeira fase, implementaram-se três tarefas que procuraram, sobretudo, detetar potenciais dificuldades ao nível da organização e interpretação de dados fictícios e aplicados ao contexto do quotidiano; na segunda fase, as três tarefas implementadas tiveram, como objetivos principais analisar a capacidade de realização de um estudo estatístico e a capacidade de aplicação da Estatística a diferentes contextos; na terceira fase, as Probabilidades surgem destacadas, no sentido de compreender a literacia estocástica evidenciada pelos alunos. O estudo permite concluir que trabalhos estatísticos favorecendo a interação entre pares se revelam profícuos, assim como a utilização de dados reais, nomeadamente visando outros contextos académicos, o que vai de encontro às ideias de outros investigadores mencionados na contextualização teórica. Ao longo do estudo foram detetadas melhorias significativas ao nível do sentido crítico e do pensamento estatístico dos alunos. Embora ainda persistam algumas insuficiências, quando os dados pertencem a outros contextos académicos, constataram-se melhorias acentuadas ao nível da interpretação em contexto estatístico relacionado com o quotidiano, bem como na performance oral e escrita dos alunos, ao nível da comunicação e argumentação, em situações de debate.
- Developing statistical literacy: a design experiment approach in middle schoolPublication . Campelos, Sandra; Moreira, DarlindaThe main objective of this poster is to present an ongoing research to enhance statistical education in middle school for further development of statistical literacy. Statistics plays a key role preparing young people to interpret and make critical evaluations about media information and to develop students’ capacities for reasoning and communication, providing them with techniques and procedures. Different views and goals for Statistics teaching, the latest ideas about statistical literacy (Batanero, 2002; Watson, 2006), and the new Portuguese Mathematics Curriculum (Ponte et al., 2007) were considered to develop a teaching experiment within a three years intervention project implemented in two classes, and the follow up by the teacher/researcher for three academic years. In the first phase (7th grade) tasks were implemented to detect potential problems in the organization and interpretation of dummy data, plan a statistical study involving real data and analyze the ability of application of statistics to everyday situations. The second phase (8th grade) included tasks aiming at studying the advancements made and examining how the statistical expertise is mobilized to other areas of knowledge and situations. The research will continue in 9th grade, implementing tasks of communication skills in probabilistic context and characterizing how students apply Stochastic reasoning to genetics and gambling situations. Preliminary results show improvements in students’ critical sense, however, statistical thinking, especially when the data relates to everyday situations, continues to have shortcomings. Statistical work with real data, proved to be fruitful taking into consideration the improvements identified in the written and oral performance of students, which meets the ideas of other researchers mentioned in the theoretical context. Results obtained in the first two years will be presented in a poster with pictures of the project phases and extracts of the implemented tasks.
- Planeamento estatístico: uma experiência de ensino no 8º anoPublication . Campelos, Sandra; Moreira, DarlindaEsta comunicação apresenta parte de um trabalho desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação mais vasto, de cariz qualitativo e apoiado numa metodologia de design experiments (Brown, 1992; Collins, 1992), onde se concebeu e implementou uma experiência de ensino (Cobb, Confrey, diSessa, Lehrer & Schauble, 2003), ao longo do 3.º ciclo do ensino básico. O exemplo apresentado consiste num planeamento estatístico desenvolvido em duas turmas do 8.º ano de uma escola de ensino básico cooperativo, da cidade do Porto, e envolveu diferentes ambientes de aprendizagem e diversas dinâmicas de sala de aula. Pretende ser um contributo para uma lecionação do tópico Planeamento Estatístico, ao nível do 8.º ano, que privilegie uma educação estatística funcional, que extravase o contexto da aula de Matemática, potenciando a mobilização de conhecimentos para diferentes ambientes de aprendizagem e contextos sociais e desenvolvendo nos alunos competências ao nível da literacia estatística, preparando-os para interpretar, analisar e produzir juízos sobre situações do quotidiano onde esta esteja presente. Uma vez que a investigação ainda decorre, apenas serão apresentados resultados preliminares que indiciam a utilização de dados reais, com recurso às novas tecnologias e numa dinâmica de trabalho de grupo, como um factor de melhoria ao nível da mobilização dos conceitos e procedimentos estatísticos.