LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Author "Abegg, Ilse"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estágio supervisionado de ensino mediado pelo Wiki do MoodlePublication . Abegg, Ilse; Rocha, Karla Marques da; Bastos, Fábio da Purificação deProblematizamos a prática formativa (docente e discente) nas Disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino, nos cursos de formação inicial de professores, da Universidade Federal de Santa Maria (Física e Formação de Professores para a Educação Profissional), quando as mesmas são mediadas por tecnologias educacionais em rede. Apresentamos e analisamos resultados de pesquisa-ação ao longo de uma década, com a ferramenta de atividade wiki, do Moodle, problematizando situações-limites e inéditos-viáveis e tendo como parâmetros a educação como prática para a liberdade, mediada por software livre. Como contribuições propomos desafios para prática docente, tendo em vista a integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades educacionais.
- MOOC mediado por REA : prática da liberdade nos programas de capacitação continuada no ensino superiorPublication . Mallmann, Elena Maria; Alberti, Taís Fim; Bastos, Fábio da Purificação de; Abegg, IlseAnalisamos como a organização de Massive Open Online Courses mediados por Recursos Educacionais Abertos pode ser solução inédita e viável para prática da liberdade no âmbito da capacitação continuada no ensino superior na universidade aberta do Brasil. Problematizamos a fluência tecnológica requerida dos professores e tutores nas etapas de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos recursos e atividades de estudo em Massive Open Online Courses. Como resultados de pesquisa-ação, propomos modelos didático-metodológicos abertos para estruturar recursos e atividades de estudo em ambiente virtual de ensinoaprendizagem na internet. Concluímos que Massive Open Online Courses mediado por Recursos Educacionais Abertos é uma boa solução para capacitação continuada na universidade aberta, pois potencializa o desenvolvimento de aprendizagem colaborativa em rede assentada em interatividade e interação.