Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC
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Browsing Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC by Author "Fernandes, Sónia Maria da Silva Garcia"
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- Actividades de investigação matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico : o contributo dos ambientes de aprendizagemPublication . Fernandes, Sónia Maria da Silva Garcia; Moreira, DarlindaResumo - A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão das diferenças e semelhanças existentes quando os alunos realizam diferentes tipos de actividades matemáticas, bem como entender quais as suas relações com os diferentes processos matemáticos. O estudo foi realizado numa escola do 1º ciclo dos arredores de Lisboa com vinte e dois alunos do terceiro ano de escolaridade. A questão de investigação central é a seguinte: “Quais as diferenças e semelhanças na participação dos alunos quando estão a resolver diferentes tipos de problemas e actividades de investigação e de que forma os diferentes processos matemáticos estão presentes durante a resolução?". Elaborando-se posteriormente as seguintes questões de investigação, para melhor desenvolver o estudo: I) O que é um problema para uma criança do terceiro ano de escolaridade?; II) Como é que uma criança do terceiro ano de escolaridade define um problema matemático?; III) Quais as competências comunicativas observadas em cada um dos ambientes de aprendizagem?; IV) Quais as representações usadas pelos alunos em cada um dos ambientes de aprendizagem?; V) Quais os processos matemáticos envolvidos em cada um dos ambientes de aprendizagem?; VI) Quais as competências sociais observadas em cada um dos ambientes de aprendizagem?. Este é um estudo de carácter qualitativo. Na primeira fase a investigadora assume o papel de observadora e na segunda fase tem um papel participante durante a implementação/desenvolvimento das actividades matemáticas planificadas pela investigadora. No final do estudo concluiu-se que entre problemas e actividades de investigação não existe uma dicotomia tão acentuada como inicialmente se pensava. É recomendado que exista continuidade entre elas, pois os alunos não conseguem realizar actividades de investigação sem passar pela resolução de problemas, como sugere a categorização de Skovsmose (1994/2001). Observaram-se cinco ambientes de aprendizagem e verificou-se que os cenários de investigação eram os que mais se aproximavam das vivências do quotidiano dos alunos, uma vez que foi nestes que se verificou uma maior participação e empenho na resolução por parte dos alunos. Os processos matemáticos: comunicar e representar assumem um papel de destaque tanto na resolução de problemas como nas actividades de investigação porque estes processos matemáticos ajudam os alunos a desenvolver novas estratégias no desenvolvimento de actividades de investigação. A verbalização por palavras permite aos alunos compreender melhor e avançar mais rapidamente no processo de resolução dos problemas propostos. O processo de representação assumiu um papel de destaque pois permitiu aos alunos uma melhor visualização da resolução, pelo que se destaca a importância da representação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática