Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Author "Branco, Isabel Maria Sintra Teixeira"
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- Colaboração entre docentes e professores bibliotecários: estudo de caso numa biblioteca escolarPublication . Branco, Isabel Maria Sintra Teixeira; Novo, AnaA constante inovação e mudança acarretam responsabilidades à escola, que deve munir os alunos dos recursos necessários para enfrentar qualquer desafio. Trabalhando com docentes e famílias para um fim comum, as bibliotecas mediadoras estão a encontrar o seu lugar junto da comunidade educativa, para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Este constitui uma prática essencial, junto de docentes e discentes, para a promoção de formação reflexiva, da satisfação, da motivação na escola e até para a definição do clima e da cultura vigentes. Constitui objetivo central do presente estudo ser um contributo para a promoção do trabalho colaborativo entre os docentes e a biblioteca escolar. Partindo da questão “como se efetiva e poderá melhorar o trabalho colaborativo entre os professores e a biblioteca escolar, no agrupamento?”, revisitámos normativos e orientações do trabalho da equipa da biblioteca; trabalhámos as competências do professor bibliotecário; debruçámo-nos sobre as questões do clima e cultura de escola; da satisfação e motivação docentes e finalmente sobre a temática do trabalho colaborativo. O estudo empírico foi composto pela análise dos documentos orientadores do agrupamento; inquéritos por entrevista a elementos da equipa e ainda inquéritos por questionário, utilizando os resultados da avaliação efetuada pela biblioteca através do modelo produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares. A elaboração e/ou análise dos documentos teve por base os conteúdos teóricos selecionados. Concluímos que no agrupamento em estudo há margem de melhoria na redação das referências ao trabalho colaborativo, nos documentos orientadores e que as práticas de trabalho entre docentes e biblioteca escolar não configuram ainda modelos de colaboração. Relativamente ao modelo de avaliação da biblioteca escolar, produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares, apresentamos algumas sugestões de melhoria.