Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Author "Araújo, Helena Cristina dos Santos de"
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- Projetos de leitura e trabalho colaborativo : conceções e práticas de professores e professores bibliotecáriosPublication . Araújo, Helena Cristina dos Santos de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA colaboração é cada vez mais importante em educação porque se considera que o trabalho colaborativo facilita o sucesso das aprendizagens. É, por isso, fulcral que se implemente nas escolas portuguesas uma cultura colaborativa, de forma continuada e concertada, assente no reconhecimento das vantagens da colaboração. Este estudo surgiu para responder a este desafio, promovendo uma reflexão e análise de conceções e práticas de colaboração entre professores e professores bibliotecários, no âmbito específico dos projetos de leitura desenvolvidos em três escolas do concelho de Oeiras. Assim, definiram-se os seguintes objetivos para este estudo: conhecer as conceções dos professores sobre colaboração, identificar práticas de trabalho colaborativo, analisar o papel do professor bibliotecário no desenvolvimento do trabalho colaborativo e analisar o impacto que os projetos de leitura têm no desenvolvimento do trabalho colaborativo. A investigação tomou a forma de um estudo de caso que decorreu, em simultâneo, naquelas escolas do referido concelho e os métodos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. O estudo permitiu concluir que os professores inquiridos nestas escolas têm algumas dúvidas em relação ao conceito de colaboração mas reconhecem as suas vantagens e estão conscientes das dificuldades que lhe são inerentes. Além disso, consideram que os fatores que influenciam a colaboração estão muito ancorados nas relações interpessoais e que são marcados pelo sentimento de desvalorização da profissão. O papel do professor bibliotecário no desenvolvimento do trabalho colaborativo é percecionado como muito importante pelos professores e aquele assume uma posição de relevo na coordenação dos projetos. Por sua vez, também os projetos de leitura são reconhecidos como potenciadores de práticas colaborativas. Em suma, as bibliotecas escolares das escolas analisadas apresentam várias propostas de atividades e estratégias colaborativas aos professores mas os parceiros ainda não trabalham em conjunto na planificação de aulas e na avaliação dos alunos. Contudo as escolas mencionadas assumem-se como eixos centrais de um conjunto de atividades/estratégias colaborativas, ajudando a comunidade educativa a valorizar mais a leitura.