Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Author "Coutinho, Natália Ferreira Marques"
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- Implicações pedagógicas da utilização de ferramentas digitais na aprendizagem do discurso oral, na língua francesaPublication . Coutinho, Natália Ferreira Marques; Falé, IsabelA oralidade, no ensino das línguas estrangeiras, e o uso das tecnologias, na sala de aula, são dois temas importantes na prática letiva atual. O Quadro Europeu da Referência das Línguas recomenda e a legislação introduziu a obrigatoriedade da avaliação da componente oral nas disciplinas de língua estrangeira. Sendo a oralidade concretizável em termos de compreensão e produção/interação, pretende-se refletir sobre a forma como a escola se deve adaptar para proporcionar a aquisição dessa competência, orientando os alunos para o sucesso. Por outro lado, é indissociável o uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) na sala de aula, quer como ferramenta de apoio do professor, na preparação e planificação das aulas; quer como ferramenta de trabalho e de motivação, no espaço das aprendizagens, com o aluno, numa sociedade global, onde a informação está à distância de um clique. Esta reflexão pretende responder a algumas questões: de que forma a oralidade está a ser ensinada e avaliada na escola; que material didático é usado pelos alunos, nas atividades de compreensão e produção/interação oral; e, por fim, quais os contributos das ferramentas digitais para a aprendizagem da oralidade. Assim, no primeiro capítulo dedicado exclusivamente à oralidade, refletiremos sobre a sua importância na disciplina de língua estrangeira, em particular, no Francês; sobre o espaço que ela ocupa na escola e na sala de aula, quais os constrangimentos e dificuldades; e como se avalia. No segundo capítulo, concentramos a nossa atenção nos recursos digitais ao serviço do ensino: que tecnologias digitais estão acessíveis na escola e aos alunos e de que forma podem influenciar a aquisição da oralidade na língua francesa. No terceiro capítulo, descreve-se a parte prática. No quarto capítulo, analisa-se os inquéritos realizados e análise crítica dos resultados.