CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Alvarez, Teresa"
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- A dimensão da igualdade de género no Projeto SACAUSEFPublication . Alvarez, TeresaEnquadramento do Projeto SACAUSEF nas políticas para a Igualdade entre Mulheres e Homens e nas orientações internacionais sobre esta problemática no domínio da educação. Partindo da perspetiva sistémica de um Sistema de Avaliação, Certificação e Utilização de Software Educativo e Formativo – SACAUSEF, explicitam-se desafios e potencialidades do Projeto para a transversalização da igualdade de género no sistema educativo.
- Género e representações iconográficasPublication . Alvarez, TeresaO texto centra-se nas imagens sobre o feminino e o masculino dos Recursos Educativos Digitais (RED), em linha, do Portal das Escolas, organizando-se em duas partes: na primeira parte apresentam-se algumas breves reflexões sobre representações sociais de género e comunicação visual educacional; na segunda parte sugerem-se algumas linhas de análise das representações iconográficas do feminino e do masculino naquele tipo de recursos.
- Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação?Publication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra; Ostrouch-Kamińska, Joanna
- Introdução: história, história das mulheres, história de género: produção e transmissão do conhecimento históricoPublication . Pinto, Teresa; Alvarez, TeresaEste texto sublinha que a história se situa e ressitua historicamente em função do lugar epistemológico que a define, das teorias que a conformam, dos modos de recolha e seleção dos dados empíricos que a sustentam. Enfatiza, ainda, o contributo da História das Mulheres e do Género nos modos de construção e de escrita da História e questiona a difícil e lenta integração desses contributos da produção historiográfica no ensino da História.
- O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexõesPublication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina CoimbraApesar das evidentes mudanças na sociedade portuguesa nos últimos quarenta anos, após a queda do regime ditatorial, o eixo estruturante das relações entre homens e mulheres continua eivado de um certo desequilíbrio, muitas vezes menosprezado tanto pelas entidades políticas como pela sociedade civil. E tal acontece, quer em virtude da crença generalizada de que está tudo conseguido na construção de uma nação com tolerância zero às leis e atitudes sexistas do passado, quer devido ao poder silencioso das estereotipias de género, que continuam a constituir obstáculos reais ao exercício da cidadania pelas pessoas de ambos os sexos, ao longo da vida. Neste artigo pretende-se refletir brevemente sobre o papel da educação na promoção de uma cidadania sem visões de género estereotipadas, em rapazes/homens e em raparigas/mulheres, chamando para o debate diferentes agentes de socialização e percorrendo contextos formais e não formais de aprendizagem.
- Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de históriaPublication . Alvarez, TeresaEquacionam-se algumas propostas destinadas à disciplina de História, visando, por um lado, a integração da dimensão de género na concepção e elaboração de produtos educativos (em diferentes suportes) e, por outro lado, a aplicação do critério "Representação equilibrada do sexo feminino e masculino" definido pelo Projeto SACAUSEF para a análise de produtos multimédia. A reflexão e a análise que se apresentam circunscrevem-se à representação iconográfica e alicerçam-se na revisão da literatura sobre o estudo de materiais pedagógicos (de manuais escolares e mais pontualmente de software educativo) na perspectiva de género. O enfoque que se privilegiou foi o da representação de sujeito histórico e, nesta, a de uma concepção de protagonismo histórico representativa de homens e de mulheres, em consonância com as linhas de orientação historiográfica actuais.