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Authors
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Abstract(s)
Equacionam-se algumas propostas destinadas à disciplina de História, visando, por um lado, a integração da dimensão de género na concepção e elaboração de produtos educativos (em diferentes suportes) e, por outro lado, a aplicação do critério "Representação equilibrada do sexo feminino e masculino" definido pelo Projeto SACAUSEF para a análise de produtos multimédia. A reflexão e a análise que se apresentam circunscrevem-se à representação iconográfica e alicerçam-se na revisão da literatura sobre o estudo de materiais pedagógicos (de manuais escolares e mais pontualmente de software educativo) na perspectiva de género.
O enfoque que se privilegiou foi o da representação de sujeito histórico e, nesta, a de uma concepção de protagonismo histórico representativa de homens e de mulheres, em consonância com as linhas de orientação historiográfica actuais.
Description
Keywords
Ensino da história Igualdade entre mulheres e homens Representações sociais de género Conhecimento histórico Sujeito histórico Abordagem de género
Pedagogical Context
Citation
Alvarez, Teresa - Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história. "Cadernos SACAUSEF" [Em linha]. ISSN 1646-2637. Nº 3 (2007), p. 93-105
Publisher
Ministério da Educação. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular