Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
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Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by Author "Barbosa, Filomena"
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- O uso do Facebook pelos estudantes do ensino secundário : evidências de socialização e de participação cívico-políticaPublication . Barbosa, Filomena; Amante, LúciaAs interfaces tecnológicas e a maleabilidade dos novos media proporcionados pela Web 2.0 abrem espaços flexíveis e descentralizados para a criação e a publicação de conteúdos, pelos utilizadores. Difundem-se novas formas de informação, de participação e de comunicação, à volta de questões ou visões partilhadas pela sociedade em rede, sem barreiras geográficas. O uso dos sites de redes sociais, como o Facebook, fortemente enfatizado pelos jovens, apresenta-se como instrumento de expressão de interesses e de mobilização em massa para assuntos de preocupação pública, constituindo um foco de atenções a nível nacional e supranacional. Propusemo-nos desenvolver um estudo empírico no sentido a identificar as evidências de envolvimentos sociais, designadamente do que se reporta à participação cívica e política dos jovens portugueses, através da rede social Facebook, mas também identificar outro tipo de utilizações e a sua relação com processos de socialização, numa fase de vida em que esses processos assumem particular importância. Procedeu-se a uma pesquisa de natureza predominantemente quantitativa, enquadrada no método descritivo. Como técnica de recolha de dados adotámos um Inquérito por Questionário aplicado aos estudantes pertencentes a quatro escolas do Ensino Secundário e para a análise de dados recorreu-se à estatística descritiva. Colocamos como hipótese que quanto maior o nível de envolvimento na rede, maior a sua utilização no plano social, e maior também a participação cívica e política neste contexto. O nosso estudo, de caráter exploratório, deixa em aberto propostas para uma investigação futura, com um tratamento estatístico dos dados mais aprofundado, para estabelecer relações entre as várias escalas que utilizámos, tendo por base uma abordagem qualitativa que permita oferecer contributos significativos concernentes ao avanço do conhecimento nesta área.