Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI by Author "Casaca, António Luís Estanqueiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O professor/tutor do ensino a distância no século XXI : um estudo de caso sobre contextos educativos da formação contínua de professores no Alentejo, PortugalPublication . Casaca, António Luís Estanqueiro; Isaías, PedroNuma sociedade em que a informação é cada vez mais importante e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, a formação a distância assume um papel cada vez mais importante no dia a dia dos indivíduos bem como das organizações. Em Portugal, apesar da elevada iliteracia informática, o investimento nos meios de ensino a distância assume um papel cada vez mais importante, podendo até tornar-se crucial para o desenvolvimento do país, por forma a desenvolver novas competências que permitam um desenvolvimento sustentado do nosso país. O mercado português da formação a distância, como mercado emergente que é, tem-se deparado com algumas dificuldades, nomeadamente a eficácia e credibilidade que são próprias da introdução de novos produtos nos mercados. Nos últimos anos, o investimento tecnológico em plataformas de ensino a distância, na formação de educadores de infância e professores do ensino básico, tem sido bastante importante, embora os centro de formação a privilegiar esta tecnologia tenham sido poucos. A qualidade da educação deve ser alcançada usando de forma adequada a comunicação mediada por computador. O ensino a distância deve permitir que os tutores e os formandos possam interagir de forma presencial periodicamente, discutindo novas formas de comunicação, e os resultados da exploração do material. Na componente a distância o tutor representa um papel determinante nesta modalidade de ensino, dado que dele depende primordialmente o desenvolvimento e o apoio dos seus alunos, por conseguinte ele deve possuir um conjunto de competências pedagógicas, sociais, de gestão e técnicas