LLCE | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LLCE | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Author "Castelo, Adelina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Representações culturais da Lusofonia a partir de MacauPublication . Xavier, Lola Geraldes; Castelo, Adelina; Rouxinol, CláudiaPretende-se, com este texto, mostrar algumas representações de estudantes de ensino superior em Macau sobre a lusofonia. Para isso, parte-se de inquéritos efetuados a alunos, com vista a:identificar algumas representações destes estudantes sobre a lusofonia e os falantes de língua portuguesa; conhecer os meios de contacto dos estudantes com a realidade em causa; estimar os conhecimentos das literaturas em Português dos inquiridos e relacioná-los com as representações. Os resultados mostram a necessidade de promover mais o conhecimento das culturas e das literaturas lusófonas, neste contexto de Português como língua estrangeira.
- O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidadePublication . Castelo, Adelina; Santos, Rita Nazaré; Freitas, Maria JoãoNo Português europeu (PE), o domínio da ortografia do sistema vocálico é dificultado por algumas particularidades fonológicas desta variedade (redução vocálica e apagamento de vogais em posição átona), bem como pela acentuada assimetria entre oralidade e representação escrita de segmentos não-consonânticos. No presente estudo, avaliámos 266 textos escritos de aprendentes de PE como língua segunda e falantes de diferentes línguas. Os dados pertencem ao Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 e resultam de materiais produzidos em cursos anuais e de verão de Português Língua Estrangeira (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2010 e 2012. Ao propor uma categorização para os erros ortográficos que afetam o registo das vogais, verificámos a maior frequência de erros de acento (67%), seguidos dos erros segmentais (27%) e dos erros de conversão (3%). A análise dos resultados indiciou a interferência de fatores ortográficos e fonológicos no desempenho ortográfico e fundamentou algumas contribuições para o ensino do PLE.