Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Author "Bandeira, Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As expressões artísticas e a transmissão de valores e princípios éticos nas aulas de educação moral e religiosa católicaPublication . Bandeira, Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva; Oliveira, Ana Maria Macara deAs aulas de Educação Moral e Religiosa Católica têm características muito especiais. São aulas de carácter facultativo, que abordam temas que se prendem com os valores universais, no entanto procuram ter como base os princípios da religião católica. Nos dias que correm, uma disciplina que não é obrigatória, e que trata de temas que não são necessariamente aliciantes para os jovens, acaba por não fazer parte do universo de preferências curriculares, tendo um número reduzido de alunos. O facto de os alunos poderem optar pela matrícula nesta disciplina, faz com que o professor que a leciona tenha a responsabilidade acrescida de cativar ao máximo os jovens, para não perder os que estão inscritos, e para levar mais alunos a inscreverem-se. Com este estudo pretendeu-se investigar até que ponto as Expressões Artísticas podem ser um veículo potenciador/ facilitador na transmissão e aquisição de conhecimentos. Isto é, se podem auxiliar e contribuir para a transmissão de valores e princípios éticos nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica e ao mesmo tempo, cativar os alunos, levando-os a ganhar mais gosto pela disciplina, eliminando a ideia de perda de tempo que a maior parte deles faz destas aulas. Ao mesmo tempo, pretendemos compreender a relação que os alunos mantêm com as diversas formas de Expressões Artísticas. A investigação realizou-se por meio de um estudo de caso, seguindo uma metodologia essencialmente qualitativa. Este estudo permitiu concluir que as expressões artísticas aplicadas, em contexto de sala de aula, como suporte dos conteúdos teóricos, beneficia a aquisição de conhecimentos/valores, tornando mais enriquecedor, atrativo, motivante e descontraído, o processo de ensino-aprendizagem.