Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Author "Azevedo, Maria Antónia Lima de Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aquisição da linguagem verbal numa experiência de educação pela arte : estudo de uma ação-investigação num jardim de infânciaPublication . Azevedo, Maria Antónia Lima de Oliveira; Martins, AmílcarEste projeto tem como principal objetivo observar e analisar as aquisições e aprendizagens (das crianças do pré-escolar) no domínio da linguagem verbal e os respetivos processos de desenvolvimento, numa perspetiva transversal às expressões artísticas. Assente numa abordagem qualitativa, esta ação-investigação incidiu sobre as práticas pedagógicas da educadora-investigadora, em busca de uma reflexão permanente e questionada. A estrutura do projeto baseou-se no Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (2005), definindo-se os quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Ambiente) adaptados ao contexto do estudo. O processo desenvolveu-se numa sequência de quatro fases – fundamentação; conceção; intervenção; retroação, reflexão e avaliação – de acordo com as orientações de Martins (2002). Os instrumentos de recolha de informação (observação participante, narrativas, vídeos, fotografias, audiogravações, comentários e trabalhos das crianças) permitiram observar e registar, de forma pormenorizada, o processo das experiências desenvolvidas. A narrativa como meio de análise e interpretação da informação permitiu um registo organizado, constituindo um documento de partilha, formação, autoformação e memória. A síntese da documentação exposta e a apresentação das experiências/vivências – no âmbito da linguagem verbal em articulação com as expressões artísticas – permitiram esclarecer os encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa sobre as aquisições e aprendizagens que as crianças podem alcançar no domínio da linguagem verbal, através de uma experiência de educação pela arte.