RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning_LEAD
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Browsing RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning_LEAD by Author "Amante, Lúcia"
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- A autoavaliação e a avaliação entre pares: estudo piloto numa unidade curricular do 2º ciclo do ensino superior em PortugalPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaMuito se tem evoluído no plano teórico e também metodológico, acerca dos processos de ensino e aprendizagem. A despeito disso, o erro continua a ser visto de forma negativa, muito interligado ao paradigma de avaliação sumativa. No entanto, na perspetiva de uma avaliação formativa e formadora, centrada em processos cognitivos que favoreçam o aprender, o erro, a cooperação e a autorregulação da aprendizagem são aspetos fundamentais do sucesso do aprendente. Estes aspetos são ainda mais essenciais quando mobilizamos o uso das tecnologias digitais nesta mediação do processo de ensino e aprendizagem. Com base nesta última perspetiva, este artigo traz o relato da experiência de implementação de um processo de autoavaliação e avaliação entre pares com uso de ferramentas digitais, no âmbito de uma unidade curricular de um curso de mestrado, na modalidade online, em uma instituição de educação superior em Portugal. Como referencial teórico para esta experiência adotou-se essencialmente o quadro conceptual do Modelo PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), assente numa cultura de avaliação que se contrapõe à cultura do teste, ajustada às necessidades de currículos comprometidos com o desenvolvimento de competências. Os resultados obtidos nesta experiência possibilitaram perceber os desafios implicados no processo de se autoavaliar e de avaliar os pares, tanto do ponto de vista dos estudantes, quanto do ponto de vista do docente, que necessita adaptar-se a um cenário no qual deixa de ser o único responsável pela avaliação e regulação da aprendizagem dividindo essa responsabilidade com os outros atores envolvidos.
- Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robóticaPublication . Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António QuintasEste artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.