Arte | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Arte | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Gonçalves, Carla Alexandra"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A caridade de Sancti Martini em AmiensPublication . Gonçalves, Carla Alexandra
- O corpo através da imagem: apresentaçãoPublication . Gonçalves, Carla Alexandra
- Os corpos na escultura do século XVIPublication . Gonçalves, Carla AlexandraEstabelecemos, como objecto de trabalho para este workshop, um problema metodológico: como estudar o corpo na escultura do século XVI. Para responder a esta interrogação de cariz processual partamos de um conjunto de perguntas que abrem caminho para a determinação de hipóteses de trabalho que nos importam, e às quais tentaremos, depois desta exposição, responder: a) Haverá um corpo para a Idade Moderna? Havendo, que corpo será esse (mundial, europeu, peninsular, português)? b) A representação do corpo durante a Idade Moderna espelha o que o Homem vê, ou o que o Homem quer ver? c) A representação do corpo na Idade Moderna espelha a realidade ou a utopia? Trata-se, efectivamente, de um corpo-realidade ou de um corpo-ficção? d) O que diz o corpo (mãos, rostos, poses, expressão corporal, gestualidade) na escultura do século XVI? e) Antevê-se algum género de manipulação artística do corpo ao serviço da conjuntura epocal? f) A escultura consubstancia uma boa fonte documental para aferir sobre o que é o corpo para cada momento histórico? g) A pergunta que inicia este conjunto de reflexões é a mesma que encerra este elenco geral: o que me diz o teu corpo?
- A oficina de João de Ruão: os escultores, a relação oficinal e a gestão do trabalhoPublication . Gonçalves, Carla AlexandraEste artigo pretende estruturar o conhecimento sobre a oficina de João de Ruão, colocando em discussão o problema das relações oficinais, da gestão do trabalho e dos escultores que a historiografia artística tem associado ao Mestre normando. Partindo da organização socio-laboral coimbrã, e inquirindo sobre qual seria o ambiente formativo deste artista na Normandia – um assunto tão inexplorado quanto difícil, pela parcimónia de dados – , que também terá moldado os seus hábitos de trabalho, revisitam-se criticamente os nomes dos artistas que, em Coimbra, têm vindo a associar-se ao estaleiro do Mestre, com o sentido de responder à pergunta sobre a dimensão humana e social daquela que tem vindo a considerar-se a maior e mais profícua oficina de escultura do século XVI. Tentando dar resposta às questões colocadas têm, também, de averiguar-se os moldes de associação laboral, num quadro de relações que parte do aprendizado até à integração dos artistas no mercado, bem como as designações dos sujeitos envolvidos neste processo, nomeadamente a significação de criado, situada entre o apaniguado, ou protegido, o serviçal generalista e o aprendiz que pretende especializar-se num ofício.
- Teatro anatómico. 2015 [dos níveis de teatralidade anatómica]Publication . Gonçalves, Carla AlexandraEste artigo, ou foto-reportagem, rememora o Projecto Cultural titulado "Teatro Anatómico", que decorreu em Coimbra, integrado na XVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (2015). Conceito, Coordenação e Curadoria de Carla Alexandra Gonçalves. O projecto Teatro Anatómico incorporou, durante um mês, uma exposição de pintura, fotografia, vídeo-arte, instalação e performances, sessões interactivas de experimentação sonora e debates entre especialistas de várias áreas de conhecimento como a medicina, a filosofia, as artes, a história da arte, a antropologia, a biologia, a teologia e a literatura. O evento cultural Teatro Anatómico conjugou um grupo de artistas nacionais e internacionais e fez representar várias associações culturais coimbrãs. O tema da teatralidade anatómica, do corpo vivo (corpo-máquina-função), do corpo para além da vida (corpo-função-máquina) e do "trans-corpo" (a trans-humanidade) constituiu-se como a matriz de trabalho artístico e científico onde o corpo se configura como objecto de análise integrada entre a sua dimensão corpórea e a fuga à sua própria materialidade.
- The entombment of Christ by Jean Rouen, a mysterious work and a case of formal transmigrationPublication . Gonçalves, Carla AlexandraNo início dos anos 40, João de Ruão esculpiu, em Coimbra, uma espectacular Deposição no Túmulo. A historiografia artística tem vindo a integrar esta obra na Capela do Santo Sepulcro da igreja monástica de Santa Cruz (atualmente no Museu Nacional de Machado de Castro — MNMC, n.º E 109), mas os testemunhos históricos omitem esta presença. Entre 1540 e os últimos anos do século XIX, não existem referências à monumental Deposição em Santa Cruz, facto que instigou a aprofundar a pesquisa sobre a fortuna histórica desta obra de arte. O objectivo deste artigo é confrontar este conjunto escultórico monumental de Coimbra com outras fontes de influência visual, como os tableaux vivant criados nos teatros (litúrgicos) dos mistérios (comuns na Normandia naquela época), compará-lo com algumas obras semelhantes construídas em território francês entre finais do século XV e primeira metade do século XVI, e verificar a sua fortuna histórica.