Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA
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Browsing Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA by Author "Cantante, Maria Celeste Henriques de Carvalho de Almeida"
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- Deat poets society : um microcosmo da sociedade americana na década de 1950Publication . Cantante, Maria Celeste Henriques de Carvalho de Almeida; Marques, Maria do CéuResumo - A crescente desumanização das sociedades contemporâneas, onde o conformismo se tem instalado e o fundamentalismo e a intolerância têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante, tem-nos feito reflectir e investigar sobre as causas e consequências desta crise. Perante estes factos, pensamos que é urgente despertar perante os perigos do conformismo e retomar “The Song of Myself"1 à semelhança da Beat Generation que recriou e inovou a literatura e as artes plásticas através da introspecção, dos inner eyes of man, na década de 1950, nos Estados Unidos da América. No início deste milénio, apelar a Emerson, Whitman ou Thoreau2 e valorizar o aristocrata natural americano, o homem vulgar que é capaz de realizar coisas geniais, através da simplicidade do seu dia-a-dia, seizing the day, making lives extraordinary3, de forma consciente, é uma necessidade e um desafio. A sociedade reflecte os comportamentos, valores e pensamentos dos seus membros, o pensamento da classe dominante e, de igual modo, os seus conflitos, os movimentos discordantes e de contra-cultura. Por consequência, a literatura, as artes plásticas e o cinema propõem-nos a representação de microcosmos das sociedades a que se reportam e são testemunhos das épocas em que são criados. O cinema constitui um poderoso meio de comunicação de massas e, portanto, um veículo de transmissão de ideologias e de mensagens, razão pela qual decidimos privilegiar a sétima arte nesta dissertação, optando pela obra cinematográfica intitulada Dead Poets Society. Através da análise desta narrativa fílmica, procuramos referenciar as características da sociedade norte-americana dos anos de 1950, completando-a com uma abordagem social e cultural do filme Mona Lisa Smile. Estas duas obras cinematográficas permitem-nos reflectir sobre a essência do pensamento humanista ocidental, tradição da sociedade democrática em que estamos inseridos e na qual nos revemos e evidenciar a necessidade de manter vivo o desejo de ser man thinking