Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA
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Browsing Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA by Author "Barroso, Ana Paula Machado"
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- Transfigurações da cidade no cinema Mulholland Drive : o espaço como registo referencial de sonhos, de memórias e de fantasmasPublication . Barroso, Ana Paula Machado; Marques, Maria do CéuResumo - Este trabalho pretende explorar as significações dos diferentes espaços do filme Mulholland Drive, de David Lynch, partindo do espaço físico da cidade de Los Angeles, como espaço aglutinador de factos e de ficções, onde Hollywood assume um papel fulcral. As representações da cidade ao longo da história do cinema, desde os primeiros actuality films, passando por todo a ciclo de filmes categorizados como film noir, até ao nosso filme, têm ditado e desenvolvido novas abordagens e perspectivas sobre a forma como o sujeito se tem relacionado com os espaços da cidade (tanto através da experiência real, como da experiência fílmica) e com o próprio cinema, enquanto arte que inscreve e problematiza espaços que não estão circunscritos ao nosso quotidiano e à nossa realidade imediata, mas antes, são impregnados de outros sentidos, nem sempre compreensíveis ou fáceis de descrever, mas que têm a magia e a consistência necessárias pare se fazerem valer por si mesmos, mesmo quando podem sugerir uma tentativa de mimese da realidade. Cumprido mais de um século de cinema e, numa época, cada vez mais dominada pelas imagens, impunha-se um filme que questiona e esbate as fronteiras entre o especular e o real, entre a ficção e a realidade, centrando-se numa dialéctica construtiva e criativa dos diferentes espaços do filme. Dos espaços exteriores, de aventura e de perdição, ao espaços interiores seguros e de refúgio, nada é aquilo que parece ser e, facilmente, identidade e memória se fragmentam na tentativa de recompor e consubstanciar, não só os espaços que vivemos no quotidiano, mas também aqueles que enquadram os nossos sonhos, desejos e fantasmas. Espaços paralelos, fantásticos e subconscientes desenvolvem-se a partir do corpo (humano e da cidade) para no e depois do filme o espectador re-encontrar o(s) seu(s) espaço(s) como ser humano no mundo e na arte