Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
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Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by Author "Alfaiate, Ana Cristina Pires"
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- O diálogo intercultural através da arte na aula de PLNM : a azulejaria portuguesa no ensino de português a estrangeirosPublication . Alfaiate, Ana Cristina Pires; Sequeira, Rosa MariaA dissertação consiste num estudo sobre a integração da dimensão intercultural na aula de portuguesa língua não materna através do recurso ao azulejo português, sendo este uma manifestação artística identitária da cultura portuguesa. Começaremos por abordar a problemática das sociedades multiculturais e multilingues contemporâneas, como se constituem e quais os fatores que as condicionam e lhes estão subjacentes. Seguidamente, serão referidos os conceitos e paradigmas que regem, atualmente, o ensino as línguas estrangeiras. Serão abordados os conceitos de cultura e de interculturalidade e as suas respetivas relevâncias no ensino da língua não materna, língua segunda ou língua estrangeira, assim como a explicitação dos conceitos acima mencionados. Prosseguiremos o nosso estudo sobre a arte, explicitando os conceitos de obra artística, a sua importância e a sua adequação no contexto da lecionação da língua estrangeira. Seguidamente, abordaremos a Azulejaria Portuguesa, a sua evolução ao longo dos últimos cinco séculos e os fatores que determinaram que se tornasse uma marca identitária da mundividência portuguesa referindo as origens e as temáticas utilizadas na criação das referidas peças de cerâmica. Focaremos, de seguida, atividades possíveis de serem realizadas em contexto letivo, tomando em linha de conta um público multilingue e multicultural assim como os aspetos a serem considerados na sua preparação, planificação, desenvolvimento e avaliação. Nas considerações finais faremos o balanço de toda a informação recolhida e apresentada ao longo do trabalho, balanço que visa fundamentar e estruturar a hipótese inicialmente formulada na presente tese: confirmar ou infirmar a validade da inclusão da Azulejaria Portuguesa como ferramenta de trabalho apropriada para a aproximação de culturas, quebra de estereótipos e preconceitos. Em suma, pretende-se validar, ou não, a inclusão de peças de azulejaria como veículo de integração da dimensão intercultural no ensino de português como língua não materna, nas suas variantes de Língua de Herança ou Língua Estrangeira.