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- O diálogo intercultural através da arte na aula de PLNM : a azulejaria portuguesa no ensino de português a estrangeirosPublication . Alfaiate, Ana Cristina Pires; Sequeira, Rosa MariaA dissertação consiste num estudo sobre a integração da dimensão intercultural na aula de portuguesa língua não materna através do recurso ao azulejo português, sendo este uma manifestação artística identitária da cultura portuguesa. Começaremos por abordar a problemática das sociedades multiculturais e multilingues contemporâneas, como se constituem e quais os fatores que as condicionam e lhes estão subjacentes. Seguidamente, serão referidos os conceitos e paradigmas que regem, atualmente, o ensino as línguas estrangeiras. Serão abordados os conceitos de cultura e de interculturalidade e as suas respetivas relevâncias no ensino da língua não materna, língua segunda ou língua estrangeira, assim como a explicitação dos conceitos acima mencionados. Prosseguiremos o nosso estudo sobre a arte, explicitando os conceitos de obra artística, a sua importância e a sua adequação no contexto da lecionação da língua estrangeira. Seguidamente, abordaremos a Azulejaria Portuguesa, a sua evolução ao longo dos últimos cinco séculos e os fatores que determinaram que se tornasse uma marca identitária da mundividência portuguesa referindo as origens e as temáticas utilizadas na criação das referidas peças de cerâmica. Focaremos, de seguida, atividades possíveis de serem realizadas em contexto letivo, tomando em linha de conta um público multilingue e multicultural assim como os aspetos a serem considerados na sua preparação, planificação, desenvolvimento e avaliação. Nas considerações finais faremos o balanço de toda a informação recolhida e apresentada ao longo do trabalho, balanço que visa fundamentar e estruturar a hipótese inicialmente formulada na presente tese: confirmar ou infirmar a validade da inclusão da Azulejaria Portuguesa como ferramenta de trabalho apropriada para a aproximação de culturas, quebra de estereótipos e preconceitos. Em suma, pretende-se validar, ou não, a inclusão de peças de azulejaria como veículo de integração da dimensão intercultural no ensino de português como língua não materna, nas suas variantes de Língua de Herança ou Língua Estrangeira.
- Mai est un romanPublication . Gonçalves, Luís Carlos PimentaÀ l’instar de Patrick Combes dans son ouvrage de 1984 La Littérature et le mouvement de mai 68, nous nous interrogerons sur les romans dont le thème central ou l’arrière-fond historique est la révolte survenue il y a 50 ans en France. Ainsi, nous nous intéresserons plus particulièrement à trois romans publiés quelques année après les événements : Derrière la vitre (1970), de Robert Merle, Les deux printemps(1971), de Raymond Jean et L’Irrévolution (1971), de Pascal Lainé, dont les personnages et/ou les narrateurs sont des enseignants, ce qui fait d'eux des acteurs ou de simples témoins au plus près des préoccupations et des inquiétudes de la jeunesse étudiante qui voient surgir la mise en cause de la société et de l’école dans les années soixante du siècle dernier.