Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by Author "Carrega, João António Marques da Costa Batista"
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- A utilização do telemóvel em contexto educativo : um estudo de caso sobre as representações de alunos e de professores dos 9º e 12º anos de escolaridadePublication . Carrega, João António Marques da Costa Batista; Mendes, António QuintasA escola enfrenta hoje um dos seus maiores desafios, o desafio digital. De um lado estão os alunos, nativos digitais, que nasceram com as novas tecnologias. Do outro, os professores, imigrantes digitais, obrigados a adaptar-se àquilo que essas novas tecnologias trouxeram e aos novos hábitos que surgiram no seio da comunidade escolar. Presença assídua junto dos jovens e também da classe docente, o telemóvel surge como um equipamento capaz de fazer emergir as mais variadas representações face à sua utilização, enquanto recurso educativo. Mesmo sendo interdito dentro da sala de aula, por imposição das próprias escolas e dos normativos legais ele permanece activo, mas em silêncio, junto dos alunos e dos professores. É esta a realidade que a escola encontra. O telemóvel tornou-se num acessório de uso quase obrigatório pelas gerações mais novas e é utilizado numa série de situações diárias, desde as aulas, aos tempos lúdicos e aos tempos passados com a família ou com os amigos (E-Generation, 2007). Mas que representações têm os alunos e professores quanto ao uso do telemóvel em contexto educativo? Para respondermos a esta questão realizámos um estudo de caso transversal, já que a recolha de dados junto do universo a estudar foi realizada através de técnicas de registo (questionário), aplicadas apenas num dado momento. Deste modo construímos, validámos e aplicámos um questionário junto de 179 alunos e 88 professores do 9º e do 12º ano de duas escolas EB3/Secundárias de Castelo Branco. Os resultados indicam que, embora tenham representações diferentes, a maioria dos alunos e professores inquiridos não se revela muito receptiva à utilização do telemóvel em contexto educativo. Os alunos dos dois anos de escolaridade afirmam não conseguir apresentar uma situação em que os professores os pudessem ensinar melhor um assunto através do telemóvel, nem tão pouco conseguem imaginar uma situação em que pudessem aprender melhor um assunto através do telemóvel. Por outro lado, uma percentagem significativa dos docentes não reconhece vantagens pedagógicas na sua utilização.