Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by Author "Andrade, Catarina Maria Cautelas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytellingPublication . Andrade, Catarina Maria Cautelas; Oliveira, IsolinaEste projeto tem origem nas dificuldades sentidas na motivação dos alunos numa escola em que o contexto é muito complexo, em que a fraca expetativa das famílias face à escola potencia o desinteresse de um elevado número de alunos e a ocorrência de comportamentos desadequados e de situações de indisciplina, dificultando a construção de projetos de vida. Neste contexto, pretendemos investigar se os recursos multimédia, nomeadamente a produção de DST – Digital Storytelling – podem ajudar os jovens a construir os seus próprios projetos de vida e, deste modo, contribuir para a redução da indisciplina e do insucesso escolar. Partindo do pressuposto de que a motivação é fundamental para que o aluno possa aprender e construir conhecimento, consideramos que a utilização de recursos multimédia pode favorecer um maior envolvimento no processo de ensinoaprendizagem e melhores desempenhos académicos. Para tal, procedemos à realização de um projeto numa escola TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária – em que cada aluno desenvolveu o seu próprio filme, baseado nas suas histórias de vida. Assumimos uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa tendo sido utilizada como metodologia a investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação com registo em diário de bordo da professora investigadora, questionários aplicados aos estudantes, entrevistas a estes, ao diretor da escola e à diretora de turma,documentos oficiais e os filmes produzidos pelos alunos. Da análise dos resultados obtidos, e após a avaliação dos recursos multimédia produzidos, foram retiradas algumas conclusões e apresentadas sugestões de práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados foram globalmente positivos e bastante animadores no sentido em que promoveram a qualidade das práticas educativas, valorizando as atitudes, a capacidade de descoberta e de inovação e o pensamento reflexivo.