Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar | Master's Degree in Food Consumption Sciences - TMCCA
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Browsing Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar | Master's Degree in Food Consumption Sciences - TMCCA by Author "Almeida, Eunice Andrea Pedro de"
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- Literacia alimentar e nutricional numa população de consumidores jovens de uma escola secundária do concelho de MafraPublication . Almeida, Eunice Andrea Pedro de; Fernandes, Ana PaulaA alteração que se tem registado nos últimos anos nos hábitos de vida dos portugueses em geral e dos jovens adolescentes em particular, tem entre outros fatores, gerado alterações nos hábitos e consumos alimentares, verificando-se uma insuficiente ingestão de frutas, vegetais e cereais aliada ao consumo excessivo de alimentos processados, ricos em sal, gorduras saturadas, gordura trans e açúcares, particularmente açúcares refinados e consequente diminuição ou mesmo o abandono da prática da Dieta Mediterrânica, dos seus costumes e hábitos associados bem como a adoção de uma vida mais sedentária. Com a crescente emancipação familiar pela crescente autonomia e aproximação dos seus pares, a influência das redes sociais e influencers, os adolescentes apresentam-se como um grupo vulnerável e com necessidades especiais em literacia em saúde e em particular em literacia alimentar. São cada vez mais os dados conhecidos e as evidências científicas sobre a influência dos hábitos de vida e alimentação saudável na promoção da saúde e na prevenção das Doenças Crónicas não Transmissíveis, através da adoção de hábitos de vida saudáveis. O presente estudo exploratório de carácter transversal, teve como principal objetivo caraterizar a literacia alimentar e os hábitos alimentares dos jovens adolescentes que frequentam a Escola Secundária José Saramago, no concelho de Mafra. A amostra foi constituída por 181 participantes, sendo 114 (63%) alunos do género feminino, 65 (35,9%) do género masculino e dois alunos que não se identificaram com qualquer dos géneros (1,1%). Os participantes tinham idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos e com média de idades de 16,94 anos. A recolha de dados foi realizada pelo preenchimento de um questionário online distribuído às turmas pelos Diretores de Turma da Escola. O questionário integrou secções para a caraterização sociodemográfica e antropométrica, frequência de consumo dos principais tipos de alimentos processados e ultraprocessados incluindo o Questionário de Conhecimentos Gerais de Nutrição – Adolescentes (GNKQ_A General Nutritional Knowledge Questionnaire - Adolescents). Os resultados revelaram que os alunos participantes não atingiram um conhecimento de 50% para o índice de literacia total (49,4%), com registo de um maior défice a nível das escolhas diárias da alimentação (47,6%) e a nível das fontes de nutrientes (49,8%). Para o item relação dieta e doença, o valor foi de 50%, sendo que a maior percentagem de conhecimento se verificou em relação ao item recomendações dietéticas (60,2%). Registaram-se também diferenças entre os géneros no que respeita ao consumo de alimentos pré-confecionados, de hambúrgueres, pizzas, peixe, molhos cerveja, bebidas brancas, refrigerantes e fruta enlatada. No que respeita às duas classes de percentil de IMC verificou-se um consumo de peixe mais frequente pelos alunos com excesso ponderal e obesos do que pelos alunos com baixo peso e peso saudável. Perante os resultados obtidos neste estudo poder-se-á concluir que, de acordo com as indicações de entidades como a Organização Mundial de Saúde e a Direção Geral de Saúde, é necessário aumentar o investimento na educação alimentar junto da população em geral e em especial nas faixas etárias mais jovens, de forma a contribuir para uma ingestão alimentar consciente, informada e certa no que à escolha de alimentos saudáveis diz respeito, uma vez que podem contribuir para a diminuição da prevalência das doenças crónicas não transmissíveis na idade adulta.