Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by Author "Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de casoPublication . Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins; Aires, LuísaEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.