Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by Author "Cabral, Rodrigo da Câmara Velho"
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- Empresas familiares e e-turismo no contexto da hotelaria: um estudo aplicado na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Cabral, Rodrigo da Câmara Velho; Negas, Mário; Carvalho, LuísaEm geral, muitas empresas começaram como pequenas empresas familiares e mais tarde tornam- se emgrandes empresas, dando emprego a muitas pessoas e criando riqueza para o país onde estão inseridas, são exemplos em Portugal, o grupo Sonae, o grupo Amorim, o grupo Delta Cafés, o grupo Pestana, o grupo Bensaude, etc. As teorias de gestão afirmam que as empresas familiares são o princípio da evolução de uma organização, que com o tempo evolui para organizações maiores, mais complexas e profissionais. Na ilha de São Miguel no arquipélago dos Açores, existem muitas empresasfamiliares na área da hotelaria, sendo este um dossectores económico que mais tem evoluído nos últimos anos, tanto a nível nacional como na ilha de São Miguel, Açores. Os canais digitais são hoje uma ferramenta fundamental para a captação de hóspedes na hotelaria, devido sobre tudo à importância das TIC e da Internet na sociedade atual. Já os fatores críticos de sucesso servirão para que os gestores possam medir determinados fatores que serão ou não importantes para o sucesso dos hotéis. O sucesso da hotelaria encontra-se associado aos gestores, estes terão de tomar as melhores decisões para que o sector continue a evoluir e a melhorar, consolidando cada vez mais a importância que o setor tem na economia europeia, portuguesa e na micaelense. Foi então realizado um estudo exploratório, que através de um questionário aplicado aos gerentes, diretores, gerentes intermédios e proprietários de hotéis do tipo empresa familiar em São Miguel, Açores, concluiu que a gestão adequada da reputação online como o conteúdo exposto no website próprio, novas promoções e lançamentos de campanhas, são fundamentais para que as empresas mantenham uma identidade de marca positiva perante os seus clientes e/ou potenciais clientes. Os fatores críticos de sucesso com maior relevância foram a satisfação do cliente, qualidade de serviço oferecida, sustentabilidade da qualidade de serviço, gestão (liderança), custo do serviço, quantidade total de vendas (clientes totais) e iniciativas dos empregados.