LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Author "Amante, Lúcia"
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- Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunosPublication . Casanova, Maria Prazeres; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaO presente relatório visa apresentar uma investigação-ação sobre a perspetiva dos alunos ao realizarem tarefas de avaliação formativa mediadas por ferramentas digitais. O estudo insere-se na especialidade Educação a distância e elearning, tendo sido dado uma especial enfase à avaliação digital. Os desafios colocados à escola pelo uso de ambientes digitais pressupõem que os seus atores educativos, nomeadamente os professores, possuam skills que lhes facultem o uso de tecnologias digitais ao serviço de novas pedagogias e das necessidades educativas dos alunos. De modo a viabilizar o estudo, seguimos uma metodologia de investigação-ação em que a componente formativa foi significativa. Definimos os seguintes objetivos: identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital estão presentes nas práticas de avaliação dos alunos; identificar práticas de avaliação que os alunos consideram de maior utilidade na sua aprendizagem; compreender o modo como são promovidos o processo de regulação e o feedback, bem como se são utilizadas ferramentas digitais. No contexto da formação ministrada aos professores proporcionou-se a reflexão sobre as práticas de avaliação formativa mediadas pelo uso de tecnologias digitais em contexto blearning. Esta reflexão teve como quadro teórico o modelo PrACT da avaliação formativa alternativa digital, nas suas quatro dimensões-autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade clarificadas pelos seus diversos critérios (Pereira A. , Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)-e as experiências pedagógicas ocorridas em sala de aula. Neste processo foram privilegiados: a cooperação e a interatividade entre os alunos e entre professores e alunos, a criatividade, a flexibilidade na gestão do tempo para realização da tarefa e o feedback útil e atempado. Procurou-se que os professores adequassem as estratégias de avaliação formativa digital ao perfil dos seus alunos e que aplicassem instrumentos de avaliação diversificados. Os alunos consideraram as propostas avaliativas de grande utilidade para o desenvolvimento das suas aprendizagens especialmente pelas suas características formativas desenvolvidas em ambientes digitais.
- Programa de Avaliação da Aplicação e Desenvolvimento do Modelo Pedagógico VirtualPublication . Mendes, António Quintas; Amante, Lúcia; Morgado, Lina; Pereira, Alda
- Relatório de avaliação do projeto Atividade “teste” na Moodle: projeto pilotoPublication . Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraO projeto piloto “Atividade teste na Moodle” visou a realização de testes online, utilizando a ferramenta Teste da Moodle, em substituição das provas presenciais e/ou submissão de provas escritas eletrónicas finais, na plataforma Moodle. O projeto envolveu um conjunto de 7 UCs dos quatro departamentos da universidade. Foi constituída uma equipa de investigadoras do LE@D para realizar a sua avaliação. Objetivos do projeto: • “Promover junto dos docentes participantes as competências necessárias para desenvolver, monitorizar e avaliar, com sucesso, testes online utilizando a plataforma Moodle; • Concretizar um processo viável e robusto que garanta a integridade académica das provas online; • Avaliar o sucesso do processo em comparação com práticas anteriores”. A avaliação externa do projeto desenvolvido inscreveu-se no último objetivo enunciado, “Avaliar o sucesso do processo em comparação com práticas anteriores”, sendo sobre ela que incide este relatório. Os resultados apontam para um elevado nível geral de satisfação com a experiência de uso da ferramenta teste da Moodle, tanto por parte dos estudantes como da equipa docente, identificando-se um conjunto de aspetos particularmente valorizados nesta situação de avaliação.