Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
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Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Author "Alves, Renato de Jesus Madeira"
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- Autonomia e liderança : um estudo sobre as perspetivas dos diretores relativamente à liderança transformacional no quadro de uma autonomia decretadaPublication . Alves, Renato de Jesus Madeira; Neves, CláudiaAs políticas educativas, em Portugal, têm vindo a assumir a necessidade de conferir mais autonomia às escolas e a incorporar o conceito de liderança, incentivando a existência de lideranças fortes nas escolas. Contudo, é incontornável refletir sobre a relação entre autonomia e liderança, não apenas em termos teóricos, como aliás é feito nas orientações políticas e legislativas, mas também na possibilidade da sua existência, ao nível das práticas dos agentes educativos. Partindo de uma metodologia qualitativa, que privilegia o ponto de vista e as perceções dos diretores de escolas, atores chave nos processos de autonomia e liderança, a presente investigação tem como objetivo geral perceber em que medida os diretores das escolas concebem o atual cenário de autonomia como potenciador ou constrangedor de uma liderança para a mudança, mais particularmente de uma liderança transformacional. Uma conclusão fundamental que sobressai de toda a análise é a discrepância que os diretores sentem existir entre os discursos oficiais sobre autonomia e liderança e as possibilidades que efetivamente lhes são concedidas para se envolverem em exercícios de autonomia e em práticas de liderança. Não se trata de desvalorizar as linhas orientadoras emanadas do Ministério, ou mesmo a existência de regras comuns, mas sim de criticar o forte balizamento e a fraca margem de atuação que não lhes permite ter em conta as necessidades e os contextos particulares das suas escolas e que, antes pelo contrário, parece ter o intuito de aplanar qualquer especificidade. Este aplanar das diferenças, esta negligência relativamente ao contexto e às características de cada território educativo não deve ser apenas analisada no quadro das políticas educativas nacionais, mas sim no quadro das políticas europeias, como parte de uma tendência mais abrangente para a transnacionalização e a uniformização das políticas educativas, as quais respondem a objetivos e processos à escala europeia, dificultando tanto a autonomia das instituições locais, como a liderança para a mudança dos seus responsáveis. Ao contrário do que os discursos oficiais procuram veicular, os diretores entrevistados concebem o atual cenário de autonomia (um cenário de autonomia decretada) mais como constrangedor do que como potenciador de uma liderança para a mudança. Não obstante, tal não significa que os mesmos não tentem se envolver em práticas de liderança que visam promover a mudança, procurando que a sua ação se dirija para cenários de transformação, embora o façam no âmbito de um quadro legislativo profundamente normativo e normalizador.