Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Author "Castelo, Adelina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientadorPublication . Castelo, AdelinaA criação de materiais didáticos mais adequados às necessidades, aos interesses e aos contextos de um determinado público-alvo pode ser potenciada através de uma “construção participada” dos mesmos, isto é, uma elaboração que envolva os diversos interessados no processo de ensino-aprendizagem como agentes, elementos ativos que colaboram na identificação de necessidades e problemas, na produção e na avaliação dos materiais. Contudo, a implementação desta “construção participada” implica numerosas etapas e decisões, particularmente desafiantes para um professor ou autor de materiais didáticos que não tenha acesso a linhas de orientação claras. Por este motivo, é importante disponibilizar um quadro orientador para o trabalho dos profissionais que pretendam concretizar uma construção participada de materiais instrucionais. Este capítulo apresenta um tal quadro, aprofundando e sistematizando pesquisas e reflexões que têm vindo a ser feitas pela autora em trabalhos anteriores sobre a construção participada e a validação de materiais didáticos de Português como Língua Estrangeira (PLE). O capítulo integra três partes principais: i) apresentação de conceitos básicos sobre o desenvolvimento de materiais didáticos e a pesquisa participante; ii) relato e análise de três experiências de construção participada de materiais instrucionais no contexto da China; e iii) proposta de um quadro orientador para a implementação deste tipo de processo.
- Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language onlinePublication . Castelo, Adelina; Braz, AnaThe open and distance education is crucial to offer many people the possibility of continuing their education and lifelong learning. Nowadays, many open educational resources including MOOCs are available, but these do not offer mentoring. Consequently, there is a need for online courses with the support of a teacher. In the field of non-native languages, these courses face essentially two main challenges: to help the learners maintain their motivation and develop all the communication skills needed in a nonnative language. These challenges were considered when the course “Português de Viva Voz / Portuguese Live” was designed at Universidade Aberta. This is a general language course, and its target public is composed of any adolescent or adult who does not speak Portuguese as their mother tongue (no matter where s/he is living or what her/his education is, as long as s/he has some digital skills and knowledge of the English language). The goal of this work is to discuss the strengths and challenges of the before-mentioned course based on some proposals on second language instruction (e.g., Ellis, 2005; Kumaravadivelu, 2006) and online teaching (e.g., Guitert and Romeu, 2019), as well as on its piloting with some learners during the second semester of 2020-2021. First, we point out the main ideas drawn from the research literature that support the analysis. Second, we present the macrostructure of the course and the (micro)structure of a unit while simultaneously showing how the course contributes to developing communicative skills online and which challenges still need to be overcome. Then, the course functioning is illustrated with a specific unit. Finally, a synthesis of the course’s strengths and challenges is presented.